Blog

Você sabia que o aumento da pressão intraocular, pode ocasionar danos graves à sua visão? Esse tipo de problema ocorre em milhares de pessoas em todo o mundo e, sem os devidos cuidados, logo no início, um indivíduo pode até mesmo ficar cego. 

Para tratar a respeito desse assunto tão relevante, no conteúdo de hoje,  nós vamos mostrar as principais informações a respeito da pressão intraocular. 

O QUE É PRESSÃO INTRAOCULAR? 

A pressão intraocular ocorre quando há um aumento na pressão do olho. De acordo com especialistas, quando a pressão no interior do olho é superior a 21 mmHg (valor normal), já pode ser considerado aumento da pressão ocular.  

E em alguns casos mais graves, é possível que a pressão do olho chegue até mesmo  perto dos 70 mmHg. 

COMO RECONHECER OS SINTOMAS? 

Uma das dúvidas mais frequentes que as pessoas têm, quando o assunto é a pressão ideal, é justamente entender quais são os sintomas que esse problema pode ocasionar a sua visão. E entre os sintomas mais comuns estão nos pontos: 

  • Dor intensa nos olhos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dor de Cabeça;
  • Visão turva;
  • Dificuldade para enxergar no escuro;
  • Náuseas e vômito 
  • Perda da visão periférica, entre outros.

Importante lembrar que cada pessoa pode apresentar diferentes tipos de sintomas, quando há um aumento na pressão intraocular. No entanto,  caso você identifique algum desses sintomas, mesmo havendo sintomas mais moderados, é importante ficar atento e procurar o quanto antes um oftalmologista. 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE FICAR ATENTO À PRESSÃO DOS OLHOS? 

Quando o assunto é saúde dos olhos,  muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados.  E com a correria do cotidiano deixam de cuidar deformado e quadrada dos olhos. 

E o reflexo disso se dá diretamente na qualidade da sua visão. Ficar atento à pressão dos olhos é fundamental,  pois um dos problemas mais comuns que causa este tipo de alteração é o glaucoma. Segundo informações divulgadas pelo portal do DR. Drauzio Varella

“O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira”.

QUAIS OS CUIDADOS ADOTAR?

 Vale a pena ressaltar que, a verificação da pressão ocular só pode ser feita  durante a consulta com oftalmologista, por isso, é tão importante passar regularmente no especialista para verificar como anda a situação da saúde dos seus olhos. 

Caso seja diagnosticado o aumento da pressão intraocular após avaliação médica, o profissional  poderá prescrever o tratamento  por meio do uso de colírios específicos. Em casos mais graves,  o oftalmologista poderá indicar o tratamento via oral.  

Em geral, o mais indicado é realizar exames oftalmológicos, pelo menos uma vez ao ano. Quando necessário, o profissional poderá indicar o retorno às consultas em menor tempo. 

TEM MAIS DE 40 ANOS? FIQUE ATENTO!

Se você tem mais de 40 anos, é ainda mais importante que a consulta no oftalmologista seja feita regularmente, para identificar não apenas o aumento da pressão intraocular, mas outras possíveis doenças que podem ocorrer, a partir dessa faixa etária. 

 CUIDAR DA SAÚDE DA VISÃO É FUNDAMENTAL

Cuidar da saúde da visão é fundamental, isso porque, caso você apresente algum tipo de doença ocular,  quando diagnosticado logo no início é possível evitar  ou minimizar o sintoma da doença, a fim de ter uma melhor qualidade de vida. 

Em nosso blog você encontra diversas informações relevantes sobre como manter a saúde da sua visão simples dia, então aproveite as nossas dicas. E não deixe de compartilhar vocês inclinações com seus amigos, familiares e pessoas que você conhece. 

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?