Blog

Como os aparelhos eletrônicos podem ser prejudiciais aos olhos das crianças 

Você já prestou atenção em quanto tempo seu filho ou filha passa usando aparelhos eletrônicos?

Com a implementação da quarentena, em função do Covid-19 (Coronavírus) as crianças passaram a ter mais tempo livre, e consecutivamente tem utilizado o celular, tablet ou jogado games na tv com mais frequência. 

Mas para a saúde da visão das crianças, este comportamento tem vários pontos negativos. Pois a luz emitida pelos aparelhos, pode desencadear diversos problemas na visão. 

Neste artigo, vamos debater este assunto tão importante acerca de quanto a luz dos aparelhos pode prejudicar a visão das crianças e quais os cuidados necessários para evitar este tipo de problema. 

A visão da criança e a luz dos aparelhos 

Durante a infância, os olhos da criança ainda estão em fase de desenvolvimento, e apenas entre os 8 ou 9 anos de idade que o olho da criança atinge a equivalência do olho do adulto. 

De acordo com especialistas, durante essa fase de desenvolvimento ocular das crianças, quando usado em excesso, à luz dos aparelhos pode exercer influência direta na visão dos pequenos.   

Quais podem ser efeitos da exposição inadequada?

O uso prolongado e excessivo dos aparelhos eletrônicos, pode ocasionar alguns danos  a saúde da visão das crianças. Veja quais são os principais: 

Miopia

A miopia, é um dos problemas de visão mais frequentes entre as crianças, e pode ser desencadeado devido a exposição dos aparelhos eletrônicos. 

Isso acontece, pois o olho humano possui uma função chamada acomodação, por meio desta função, os músculos dos intra-ocular se contraem e alteram o formato do cristalino, com o objetivo de fazer com que as pessoas consigam enxergar os objetos mais perto.   

Este processo é bastante parecido com a função de foco das câmeras fotográficas, que precisam se ajustar conforme a distância dos objetos.

Na prática, quando as crianças e até mesmo nós adultos utilizamos os aparelhos eletrônicos em excesso, o movimento de acomodação acontece com mais frequência fazendo com que haja um aumento no cumpimento dos olhos, fazendo com que a pessoa fique míope. Ou seja, tenha dificuldade de enxergar objetos distantes com nitidez.

Olho Seco

Piscar os olhos é algo tão natural, que nem percebemos no dia a dia. Mas para que possamos manter os olhos bem lubrificados, é necessário piscar pelo menos de 15 a vezes por minuto. 

Quando as crianças ficam muito tempo em frente ao celular, tablet, computador ou da Tv, é comum fixar ainda mais a visão. E com isso, os olhos piscam menos, com isso, as lágrimas evaporam e há um ressecamento na vista, também conhecido como olho seco.  

Dificuldade para dormir

A exposição dos olhos crianças da luz presente nos aparelhos eletrônicos, também afeta a qualidade do sono das crianças. Pois na hora de dormir, para que o corpo entre estado de repouso, é importante reduzir a quantidade de luz.

Sintomas mais comuns 

Caso você verifique que os olhos da criança estão lacrimejando ou com vermelhidão. Ou ainda, caso a criança esteja se queixando de dor de cabeça ou dificuldade para enxergar fique atento! Esses são alguns sinais de problema de visão mais comuns. 

Aqui em nosso blog, você confere um artigo que aborda mais detalhes sobre os distúrbios de visão mais frequentes: Distúrbios de visão: Quais seus principais sintomas?

Como tratar este problema?

Para evitar estes problemas, o ideal é controlar o tempo de uso do celular. Para crianças menores, que tenham idade entre 2 e 5 anos não devem usar o celular por mais de 1 hora por dia. 

Além disso, o recomendado é levar a criança regularmente ao oftalmologista para avaliar possíveis problemas na visão, e indicar o uso dos óculos de grau quando necessário. 

Curtiu nosso conteúdo? Então continue acompanhando os artigos que preparamos aqui em nosso blog e fique ainda mais bem informado!

Related Posts

Deixe um comentário