Blog

Se você é daqueles tipos de pessoas que adora ler, e aproveita qualquer momento livre para colocar a leitura em dia, seja no ônibus, em casa ou até no trabalho, é fundamental ficar atento à saúde da sua visão. 

Isso porque embora essa seja uma atividade bastante prazerosa, existem alguns hábitos durante a leitura que podem acabar prejudicando a sua visão. 

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, no artigo de hoje vamos mostrar como você pode manter a leitura em dia e garantir a boa saúde da sua visão. Confira!

OS PROBLEMAS QUE A LEITURA PROLONGADA PODE ACARRETAR A VISÃO

Como você bem sabe, a leitura é uma atividade que oferece inúmeros benefícios, como ajudar a reduzir o estresse, estimular a criatividade, desenvolver o pensamento crítico e muitos outros. 

No entanto, atividades que exigem longos períodos de concentração, podem acarretar problemas como cansaço nos olhos e a sensação de olhos secos. 

 Segundo um estudo feito pela American Academy of Ophthalmology, as pesquisas realizadas revelam que a leitura prolongada pode não apenas acarretar, mais também intensificar os sintomas da “síndrome do olho seco”. 

O QUE É A SÍNDROME DOS OLHOS SECOS?  

A síndrome do olho seco é um problema na visão que é ocasionado por alterações que ocorrem na composição ou na produção das lágrimas prejudicando a lubrificação da região. 

Entre os sintomas mais comuns estão a sensação de olhos secos, cansaço na hora da leitura, vermelhidão, sensação de ardência ou de areia nos olhos, entre outros. 

POR QUE ISSO ACONTECE? 

Na prática, no momento da leitura prolongada os olhos tendem a ficar mais secos, justamente pelo excesso de concentração dos olhos na hora da atividade. 

E quando se está altamente concentrado na leitura, seja em um livro ou revista impresso, ou até mesmo em uma leitura digital,  há uma menor frequência do piscar, fazendo com que os olhos fiquem cansados e apresentarem os sintomas da síndrome dos olhos secos, que mencionamos anteriormente aqui no artigo. 

QUAIS OS CUIDADOS ADOTAR PARA MANTER A SAÚDE DA VISÃO EM DIA?   

Ler é realmente tudo de bom! Mas para evitar problemas na sua visão, existem algumas boas práticas que você pode começar a adotar, que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Confira a seguir:

MANTENHA A DISTÂNCIA 

Independentemente do tipo de leitura que você esteja fazendo (Digital ou Impressa), é fundamental manter uma certa distância na hora da leitura. O mais recomendado é que você posicione o livro, tablet ou celular a distância de 30 cm, em média, para manter o conforto da visão. 

FAÇA PEQUENAS PAUSAS 

Outra dica importante, é que você procure fazer pequenas pausas durante a leitura. O ideal é parar em média 2 minutos a cada 1 hora. 

Dessa forma, você permite que seus olhos possam ser lubrificados com maior frequência. 

FIQUE DE OLHO NA ILUMINAÇÃO 

A iluminação, sem dúvida, faz toda a diferença. Por isso, quando você for fazer a leitura, procure um ambiente com uma luz agradável (nem muito forte e nem muito baixa). Caso você esteja utilizando o seu dispositivo, procure ajustar a luminosidade para trazer mais conforto aos olhos. 

PROCURE UM ESPECIALISTA

Mesmo seguindo todas as recomendações, é importante ir regularmente a um especialista. O mais recomendado é que você agende consultas com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. 

Dessa forma, o profissional poderá fazer uma avaliação completa da saúde da sua visão. 

ÓCULOS DE LEITURA

Caso seja necessário, o especialista irá indicar o uso do óculos de grau adequado ou medicações compatíveis com suas necessidades visuais atuais. 

Gostou das dicas? Comece a colocar em prática o quanto antes e não deixe de conferir outras informações relevantes aqui em nosso blog. 

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?