Blog

02-09-2019

3 Práticas diárias que podem estar prejudicando sua visão

Muitas vezes, em função da rotina atribulada no dia a dia, não tomamos o devido cuidado com a saúde dos nossos olhos. E o reflexo disso, dessa falta de cuidados a adequado a são os possíveis danos que você pode estar ocasionando a sua visão.  

Neste artigo, vamos abordar algumas das práticas mais comuns,  que apesar de parecerem inofensivas à primeira vista, podem estar prejudicando a visão. 

 

1- Coçar os olhos

Você já parou para pensar, quantas vezes coçou ou esfregou os olhos nos últimos dias? Realmente é difícil saber ao certo, qual a frequência você executa essa ação.  

Isso porque essa reação de coçar os olhos, acontecem em grande parte das vezes de forma espontânea. Mas no momento em se coça os olhos, você pode contaminá-lo e desenvolver doenças como a conjuntivite.   

E a longo prazo, dependendo da intensidade que da ação, é possível acabar até mesmo desenvolvendo danos graves a córnea. Em função de uma doença chamada de ceratocone, que compromete a estrutura ocular. Em casos mais extremos, pode exigir a cirurgia de transplante de córnea. 

Pessoas que desenvolvem ceratocone, tem a curvatura da córnea (uma tecido transparente que recobre o olho) afetada. Em função da doença, a córnea se torna mais fina e acaba se projetando para frente em forma semelhante ao cone.

Como evitar problemas a visão: Para aliviar a coceira e  evitar problemas de visão.  O recomendado é sempre que você sentir vontade de coçar os olhos procurar apertar levemente o osso próximo da região da “bolinha”( conhecido como “carúncula), que fica localizada no canto interno dos olhos.  

 

2- Aplicar colírio sem prescrição

Existem diferentes tipos de colírio, como o antibiótico, anti-inflamatório hormonal e não hormonal. E também colírio antialérgico, vasoconstritor, lubrificante, antiglaucomatoso, e os anestésicos. 

Cada um deles possui componentes específicos, que visam atender as necessidades de visão de cada pessoa.  E por isso, o uso inadequado do colírio a longo prazo pode ocasionar danos extensos como catarata ou perda de visão. E outros problemas que afetam a saúde de um modo geral como, problemas cardíacos. 

Como evitar problemas a visão: Caso você sinta que seus olhos estão frequentemente ressecados,  ou avermelhados. O ideal é buscar auxílio profissional. E receber recomendação de um oftalmologista antes de aplicar o colírio. 

 

3- Usar óculos sem receita

Ao comprar óculos de grau sem receita, você corre o risco de estar prejudicando amplamente sua visão. 

Isso porque os óculos de grau vendidos em locais como farmácias, feiras entre outros, não são produzidos para atender a sua necessidade visual, que varia muito de uma pessoa para outra. 

Há casos, por exemplo de pessoas que tem astigmatismo e hipermetropia, em apenas um dos olhos. Enquanto o outro olho, possui um grau diferente. 

Nesse sentido, a médio e longo prazo a falta de correção adequada pode prejudicar ainda mais sua visão, fazendo com que você tenha até mesmo, um aumento no grau dos óculos, entre outros problemas visuais.    

Como evitar problemas a visão: Caso você sinta um desconforto na visão, dores de cabeça ou dificuldade de enxergar. Procure agendar uma consulta no oftalmologista. 

Com a prescrição em mãos, venha em uma das nossas unidades, para produzir seus óculos de maneira adequada. Que atendam de maneira eficaz, as suas necessidade visuais, e também ofereçam o conforto e o estilo que você merece. 

Agora que você pode acompanhar informações úteis sobre a saúde de sua visão, evite realizar essas práticas que podem prejudicar sua visão. E se mantenha ainda mais informado conferindo outros artigos em nosso blog.

Related Posts

Deixe um comentário