Blog

Se você já usa ou vai começar a usar óculos de grau com regularidade, sabe bem o quanto é importante mantê-lo bem cuidado, não é verdade? 

Afinal, além de te ajudar a ter melhor visibilidade, os óculos também ajudam a minimizar e, em alguns casos, até mesmo sanar os impactos que os problemas visuais podem ocasionar à saúde dos seus olhos.   

No entanto, na correria do dia a dia, é muito comum acabar deixando de tomar os devidos cuidados e, com isso, prejudicar a qualidade dos seus óculos. 

Para ajudar você a manter o seu óculos por mais tempo, no artigo de hoje, vamos falar sobre os principais erros que podem prejudicar a durabilidade dos óculos e dar dicas de como evitar. Confira!

FAZER A HIGIENE DE FORMA INADEQUADA 

Um dos erros mais comuns de quem utiliza óculos de grau, é fazer a higiene inadequada do acessório. Mas você sabia que essas atitudes podem acabar prejudicando os óculos ou reduzindo sua durabilidade? 

Para que você possa manter seus óculos sempre limpos, o mais adequado é realizar o seguinte passo a passo: 

  • Utilize detergente neutro para ensaboar levemente as lentes;
  • Em seguida, você deve lavar os óculos em água corrente, até retirar completamente todos os resquícios do sabão; 
  • Deixe cair o excesso de água, e finalize a secagem com algum tecido macio como a microfibra.

Caso você esteja em algum local onde não é possível fazer a lavagem dos óculos, o mais recomendado é utilizar o tecido que está presente no estojo dos óculos. 

O QUE VOCÊ PRECISA EVITAR DURANTE A LIMPEZA DOS ÓCULOS

Em um momento de pressa, muitas pessoas acabam utilizando, até mesmo a própria roupa para fazer uma rápida limpeza dos óculos. No entanto, mesmo que esteja vestindo uma roupa leve, este tipo de atitude não é recomendado. 

Isso porque, dependendo do tecido utilizado é possível fazer pequenos arranhões na lentes e a longo prazo, acabar prejudicando a qualidade das lentes. 

Há também aquelas pessoas que utilizam componentes como álcool, sabonete, entre outros produtos, para tentar fazer com que os óculos fiquem limpos. Estes produtos possuem componentes químicos que também podem ser prejudiciais aos óculos, e devem ser evitados durante a limpeza. 

COLOCAR A ARMAÇÃO NA CABEÇA OU PRENDER NA ROUPA 

Se você utiliza óculos de grau com regularidade, provavelmente já colocou a armação dos óculos na cabeça ou prendeu na roupa, em algum momento, não é verdade? 

Embora possa parecer uma atitude inofensiva, essa ação pode acabar prejudicando a durabilidade do seu óculos. 

Pois ao colocar os óculos na cabeça, por exemplo, a armação precisa se adaptar e acaba ficando mais larga do que quando colocada no rosto. Com o passar do tempo, a armação passa a ficar desproporcional e perde a qualidade. 

Já para quem tem o hábito de prender os óculos na roupa, o hábito também pode ser prejudicial. Isso porque em algum momento de descuido ou de desatenção ao se inclinar para frente, por exemplo, os óculos podem cair e acabar riscando ou quebrando. 

Nesse sentido, o mais recomendado quando você precisa retirar os óculos, é colocá-lo no estojo que o acompanha na hora da compra. Ele ficará responsável por fazer a proteção adequada ao acessório. 

DEIXAR OS ÓCULOS EM AMBIENTE EXCESSIVAMENTE QUENTE 

Por fim, outro erro que pode prejudicar a durabilidade dos seus óculos, que muitas pessoas acabam cometendo, é deixar os óculos em ambientes excessivamente quentes. Um exemplo, é deixar o óculos dentro do carro enquanto o mesmo está estacionado no sol. 

Em casos muito graves, dependendo do material presente na armação, os óculos poderão sofrer deformações. Sempre que você precisar se deslocar, verifique se o ambiente onde você irá deixar os óculos não está extremamente quente.

Gostou das dicas? Continue acompanhando os artigos aqui em nosso blog e veja outras dicas relevantes. 

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?