Blog

Você já parou para pensar, quantas vezes já utilizou o seu celular hoje? E o computador, ou a sua TV? A verdade é que nos últimos anos, os recursos tecnológicos tem se tornado parte de nossa rotina diária. 

Mas o que muitas pessoas não sabem, é que esta exposição em excesso a luz emitida por esses aparelhos (também conhecida como luz azul), pode causar danos à saúde da visão. 

 Para te ajudar a entender sobre este assunto tão importante, nós preparamos este artigo, onde vamos explicar de forma simples o que é a luz azul e quais as principais formas de proteger a saúde da sua visão.

Mas afinal, o que é a luz ?

A a luz azul é considerada um intervalo de espectro de visível da luz, que nossos olhos enxergam. ou seja, é um intervalo visível da luz que nossos olhos conseguem ver. 

Na prática, essa luz azul está presente em quase todos os momentos do nosso dia a dia, tanto em ambientes externos, como internos. 

Ela é emitida, por exemplo, através dos raios solares, e também pode ser emitida de forma artificial, através dos aparelhos eletrônicos ou da  da lâmpada de led. 

O que dizem os especialistas

 O que tem preocupado os especialistas e pesquisadores, são os impactos negativos que este tipo de luz azul artificial emitida por aparelhos eletrônicos como como celulares, computadores, entre outros, tem causado na saúde da visão das pessoas.

Um estudo divulgado pela revista Época Negócios, feito na Universidade de Toledo em Ohio, nos Estados Unidos aponta que a exposição excessiva a luz azul presente nas telas (dos aparelhos eletrônicos) tende a alterar as moléculas dos olhos. 

Com isso, elas passam a liberar substâncias tóxicas, gerando uma degeneração muscular. De acordo com com os pesquisadores, a longo prazo, este problema pode até mesmo causar cegueira. 

Há também pesquisas, ainda em fase iniciais que apontam que a luz a azul pode prejudicar a córnea, e causar fadiga ocular. 

  Embora a grande maioria das pesquisas ainda não haja uma vasta quantidade de pesquisas a acerca do assunto, é importante tomar cuidado com a exposição dos olhos a luz azul, a fim de evitar problemas a saúde da visão.   

Como evitar problemas com a exposição em excesso?

Os aparelhos eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia, seja para trabalho, estudos, buscar informações e até mesmo como forma de entretenimento. Mas como já mencionamos aqui no artigo, o uso excessivo tende a causar problemas graves à saúde da visão. 

 Então o que fazer para continuar usando os aparelhos eletrônicos de forma segura, e evitar problemas de visão? Veja a seguir algumas sugestões: 

  • Procure por aplicativos ou ajuste as configurações do seu aparelho celular ou computador, como forma de que podem reduzir a luminosidade do seu aparelho; 
  • Faça pequenas pausas ao longo do dia, para evitar a exposição excessiva à luz azul. Em geral, o mais recomendado por especialistas é dar intervalos a cada 20 minutos;
  • Utilize óculos de grau, com lentes que tenham um filtro especial  de luz azul. Este tipo de lente além de gerar muito mais conforto para sua visão, reduz os impactos negativos que a luz azul oferece maior proteção.  

 As melhores opções de óculos você encontra aqui!

Aqui nas Ótica da Gente, você encontra as melhores opções de óculos com lentes preparadas para manter a saúde da sua visão. 

Para conhecer mais sobre nossas opções, os valores e as condições exclusivas de pagamento, venha até uma de nossas unidades, ou entre em contato conosco!  

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?