Blog

Você é daquele tipo de pessoa que adora maratonar séries durante horas em sua tv, computador, tablet ou celular? Ou não abre mão de acompanhar um bom filme? 

Então é fundamental ficar atento a sua visão. Isso porque a exposição do olho à luz emitida pelos dispositivos pode ocasionar vários problemas.  

 Para que você possa continuar assistindo o que você tanto adora, sem descuidar da visão. no artigo de hoje, vamos mostrar quais os principais cuidados você deve adotar ao assistir filmes e séries. 

COMO A EXPOSIÇÃO PODE ATRAPALHAR SUA VISÃO? 

Hoje em dia, é cada vez mais comum passarmos horas em frente ao celular, tv, smartphone ou tablet assistindo filmes, séries e até mesmo realizar outras atividades, não é mesmo? Você, por exemplo, se lembra quanto tempo ficou no celular hoje? 

Embora o entretenimento oferecido pelos filmes e séries seja algo bastante positivo para a mente, ajuda a aliviar o estresse da rotina e a se distrair. O que muitas pessoas não sabem, é que a exposição excessiva a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos pode ser prejudicial à saúde da visão. 

De acordo com pesquisas feitas por especialistas, ao passar muitas horas em frente aos aparelhos eletrônicos, a luz azul emitida por eles pode prejudicar a córnea e causar fadiga ocular. E em casos muito graves, pode até mesmo causar cegueira a longo prazo. 

Para saber mais a respeito dos efeitos da luz azul na saúde da visão, confira também nosso artigo: Isso pode estar atrapalhando a sua visão!

FILMES E SÉRIES: COMO ASSISTIR E AINDA MANTER OS CUIDADOS COM A SAÚDE DA VISÃO? 

Para minimizar os impactos negativos da luz azul na sua visão, o mais recomendado é justamente evitar a exposição excessiva e contínua aos aparelhos eletrônicos.

Para isso, sempre que possível, você deve fazer pequenas pausas de pelo menos 20 minutos no seu filme ou série. É recomendado também ajustar a luminosidade da tela, para que a luz não fique muito intensa em seus olhos. 

Além disso, caso você precise utilizar óculos de grau, é importante também que você esteja sempre com o acessório. 

Outro ponto importante, na hora de fazer um novo óculos, é procurar investir em lentes que ofereçam proteção redobrada. Dessa forma, você mantém os cuidados com a visão, sem perder o episódio da sua série ou parte do filme que você tanto gosta. 

A EXPOSIÇÃO DA LUZ E AS CRIANÇAS 

Não são apenas os adultos e adolescentes que podem desenvolver problemas graves na visão com uso excessivo de aparelhos eletrônicos, as crianças também podem sentir os reflexos da luz azul nos olhos. 

Um fator importante é que os olhos das crianças se desenvolvem de forma gradual ao longo dos primeiros anos de vida. Hoje em dia, é possível perceber que cada vez mais as crianças estão conectadas. Até mesmo aquelas mais novas já utilizam dispositivos eletrônicos de forma intensa ao longo do dia. 

Como resultado disso, também é possível ver crianças desenvolvendo problemas na visão graves, assim como adultos e adolescentes, pela exposição nos aparelhos eletrônicos. 

AOS PRIMEIROS SINAIS, PROCURE UM ESPECIALISTA!

“O melhor remédio é sempre a prevenção”, como mencionamos ao longo do artigo, é importante que você cuide da saúde da sua visão diariamente a fim de evitar problemas mais graves. 

No entanto, caso você sinta fadiga nos olhos, nada mais do que aquela sensação de olhos cansados ou pesados. tenha dores de cabeça constantes, ou sinta que seus olhos estão secos o ideal é procurar o quanto antes um oftalmologista. O profissional irá fazer os exames e indicar o uso de óculos de grau caso necessário.   

Gostou das dicas? Continue acompanhando mais conteúdos relevantes aqui em nosso blog. 

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?