Blog

Você se preocupa com a saúde da sua visão? Quais os cuidados você adota diariamente para evitar doenças oculares? 

Diariamente estamos tão atribulados de tarefas, seja no trabalho, nos estudos, nos cuidados com a família e muitos outros que, por vezes, acabamos esquecendo de cuidar de forma efetiva da saúde da visão. 

E o resultado disso, é que com o passar dos anos, quando você deixa de cuidar de forma adequada para saúde dos olhos, pode acabar ocasionando desenvolvendo algumas doenças graves. 

Mas a boa notícia é que existem algumas medidas simples que você pode adotar em seu dia a dia, que vão fazer toda a diferença em sua saúde ocular.

No artigo de hoje, nós vamos mostrar os principais cuidados e hábitos essenciais que você deve adotar para manter a boa saúde da sua visão. Confira! 

1- EVITE COÇAR OU ESFREGAR OS OLHOS

Para a maioria das pessoas, o ato de coçar ou esfregar os olhos com frequência, é algo muito comum. No entanto, ao fazer o movimento de fricção repetidamente você pode ocasionar danos graves ao seus olhos.

Segundo especialistas, a estrutura dos olhos é bastante sensível, e quando você coça, ou esfrega os olhos continuamente, pode danificar a estrutura dos seus olhos. 

Outro ponto importante é que ao coçar os olhos, é muito comum levar bactérias e até mesmo vírus que estão presentes na mão para região ocular. E nesses casos, é possível desenvolver doenças como conjuntivite  bacteriana.  

Em tempos de coronavírus, é  ainda mais fundamental lavar as mãos com frequência, e evitar coçar os olhos, para reduzir o risco de contágio com a doença.

2- PARE DE FUMAR

Pesquisas apontam que o consumo de cigarro está  diretamente relacionado, a diferentes problemas na visão. Entre os principais estão:

  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Acontece pois o cigarro libera toxinas que podem ocasionar a oxidação na retina. Com isso, aumentam as chances de desenvolvimento da DMRI. E quando não tratada, a doença pode, em casos graves, levar à cegueira.
  • Catarata: Segundo estimativas feitas por especialistas, o fumante tem até três vezes mais chances de desenvolver a catarata. E isso ocorre, pois o cigarro prejudica o cristalino (lente dos olhos). Dessa forma, há uma maior opacidade nos olhos, o que leva ao desenvolvimento da catarata. A principal forma de tratamento da doença é por meio de cirurgia. 
  • Glaucoma: É uma doença que também pode estar relacionada ao consumo de cigarro. O glaucoma ocorre pelo aumento da pressão intraocular, e quando não tratado de forma devida, pode ocasionar danos ao nervo óptico. 

3- TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS 

Além de evitar o consumo de cigarro, é fundamental manter hábitos saudáveis. Isso porque, existem diversas doenças como hipertensão,  diabetes, obesidade, entre outras, que podem ocasionar problemas na visão.

Nesse sentido, é fundamental praticar atividades físicas com frequência,  e se alimentar bem. Pois ao manter hábitos de vida saudáveis você evita também problemas na saúde da sua visão. 

4- IR AO OFTALMOLOGISTA

Aos primeiros sinais de problemas na visão como, vista embaçada, dores de cabeça frequentes, vermelhidão nos olhos, entre outros, é fundamental procurar um especialista. 

 O médico oftalmologista é o profissional responsável por diagnosticar  doenças, e indicar tratamentos para os mais variados tipos de doenças oculares. Ele também é responsável por prescrever receita dos óculos, caso seja necessário que você utilize ou faça a substituição. 

5- UTILIZE O ÓCULOS DE GRAU ADEQUADO  

Na correria do dia a dia, algumas pessoas acabam utilizando óculos inadequados por um longo período.  E esse tipo de atitude, também pode ocasionar problemas à saúde da sua visão. 

Por isso, vá ao oftalmologista com regularidade, e procure sempre utilizar óculos de grau adequado a sua realidade visual. 

Aqui nas Ótica da Gente, você encontra as melhores opções e modelos de óculos de grau do mercado. Venha até uma de nossas unidades e conheça mais a respeito de nossos  preços e condições exclusivas. 

Referências: Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?