Blog

Depois de passar na consulta com o oftalmologista, você percebeu a seguinte informação na receita “DNP a medir”, ou “medir DNP”? Ficou intrigado para saber o que significa? 

Embora essa informação esteja quase sempre presente nas receitas de óculos de grau, assim como você muitas pessoas tem dúvidas a respeito desse assunto. 

Para ajudar a esclarecer essa dúvida, nós preparamos este artigo. Ao longo desta leitura, você vai descobrir o que é DNP, e como essa medida pode fazer a diferença na hora de fazer o óculos. Confira! 

DNP: Distância Naso-Pupilar

DNP, também conhecido como distância naso-pupilar, é um tipo de medição feita para determinar a distância entre as pupilas e o nariz.

Além da DNP, para maior precisão também é necessário fazer a medição da DP, ou seja, da distância pupilar. 

Essas medidas  são de fundamental na hora de produzir os óculos de grau, pois permitem determinar com exatidão a melhor centralização das lentes, de acordo com a armação que você irá escolher. 

Por que essas medidas são tão importantes? 

Cada pessoa possui uma distância naso-pupilar específica, por isso, é tão importante fazer essas medidas. 

Com a medição feita de forma personalizada é possível, fazer com que as lentes fiquem devidamente centralizadas, e assim, consecutivamente você consiga ter maior precisão na hora de enxergar.   

Como são feitas essas medidas?

Em grande para dos casos, durante a consulta com o oftalmologista na receita além das informações como grau do óculos, o profissional costuma anotar “medir DNP” ou “DNP a medir”. Quando isso acontece, o recomendado é levar a receita até a ótica, e antes de fazer a escolha da armação, e fazer a medição que na prática é bem simples. 

Para esta medição, será usado um aparelho chamado pupilômetro. O funcionário, irá pedir que você coloque o aparelho nos olhos, como se você estivesse usando um binóculos. 

E em seguida, ele deverá solicitar que você olhe para o centro do alvo. Em alguns minutos, o funcionário poderá visualizar os dados fornecidos pelo aparelho, ou seja, sua distância naso-pupilar em milímetros, e assim você poderá fazer a escolha da sua armação.   

Vale a pena ressaltar!

No entanto, embora este tipo de medição (DNP) costume ser feito pela ótica é importante ressaltar que não há uma regra. Isso quer dizer que, também existem situações em que o próprio oftalmologista faz essa medição e inclui os dados na receita. 

Caso sua receita já tenha essa informação, não tem problemas! Você poderá fazer o seu óculos da mesma forma e qualidade. 

Entenda como funciona o processo de montagem do óculos

Logo depois de fazer a medição da DNP, e escolher a sua armação e lentes, as informações são enviadas para o laboratório. 

Chegando lá, o profissional responsável pelo processo de produção dos óculos, deverá pegar um par de lentes que são produzidas em formato de bloco, no centro delas está localizado o grau. Por isso, é importante que ele esteja bem centralizado.  

E com as informações da DNP, ele deverá cortar o bloco de lente na medida exata, para encaixar na armação de sua escolha.  

Ótica de confiança, faz toda a diferença!

Medir a DNP (Distância Naso-Pupilar) e a DP (Distância Pupilar) de forma adequada, para que você consiga enxergar corretamente. Para isso, é fundamental que você conte com a experiência e a capacidade de uma ótica de confiança. 

Aqui nas Ótica da Gente, você tem acesso ao melhor atendimento da região, com colaboradores altamente capacitados, para que o seu óculos seja produzido com excelência. 

Venha até uma de nossas lojas e conheça as melhores opções de óculos do mercado! 

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?