Blog

Se você vai passar pela primeira vez no oftalmologista, provavelmente tem uma série de dúvidas como, por exemplo, o que faz um oftalmologista? Quais informações importantes preciso passar para o especialista? Devo fazer algum tipo de exame? Entre outras dúvidas.  

Para ajudar a esclarecer essas e outras informações, no artigo de hoje,  vamos falar sobre  o que esperar na  primeira consulta no oftalmologista. Confira!

O QUE FAZ UM OFTALMOLOGISTA? 

O Oftalmologista, é o profissional que atua na área da medicina que estuda, diagnostica e trata dos olhos. 

Na prática, ele é o médico responsável por avaliar a situação de cada paciente, investigar possíveis doenças oculares e indicar o tratamento adequado de forma individualizada. 

COMO É FEITA A PRIMEIRA CONSULTA COM O ESPECIALISTA?

Na primeira consulta com o oftalmologista, o profissional irá fazer uma triagem diagnóstica. Ou seja, vai fazer uma série de perguntas importantes para poder conhecer melhor você e seu histórico para dar andamento a consulta. 

Os profissionais geralmente costumam fazer as seguintes perguntas:

  • Qual a sua idade? 
  • Possui algum histórico de doenças como hipertensão, diabetes ou glaucoma? Ou alguém da família que tenha algumas dessas doenças? 
  • Tem algum tipo de problema de visão? Quais os sintomas?  

Além dessas perguntas, o profissional poderá solicitar outras informações para montar o seu diagnóstico. 

EXAMES MAIS COMUNS A SEREM REALIZADOS? 

Depois da primeira etapa de perguntas, o profissional poderá realizar alguns exames simples, ainda durante a consulta, para identificar possíveis problemas de visão. 

Para saber mais a respeito das doenças oculares mais frequentes acompanhe também outro artigo que publicamos aqui em nosso blog: Conheça os principais distúbios de visão e seus sintomas

Vale a pena ressaltar que os exames podem variar conforme a necessidade de cada paciente, mas em geral os exames mais comuns feitos durante a consulta são: 

Avaliação externa: É feita uma análise das estruturas externas, como a pálpebras, a superfície dos olhos, o canal lacrimal, entre outros detalhes que possam identificar problemas mais facilmente perceptíveis; 

Exame de refração: Nesse exame, o paciente interage com imagens e passa as informações para o profissional, que por sua vez pode avaliar se o paciente apresenta problemas como miopia, astigmatismo ou hipermetropia;  

Fundoscopia: Permite detectar doenças na retina;

Teste ortóptico: Serve para avaliar como anda a musculatura dos olhos e identificar problemas como estrabismo ou ambliopia;

Tonometria:  Verifica a pressão ocular;

Biomicroscopia: Permite ter uma visão mais detalhada dos olhos, com isso, é possível diagnosticar diferentes tipos de doenças como possíveis inflamações, catarata e glaucoma. 

Outros exames oculares

Depois de fazer a triagem e alguns exames iniciais, caso seja  necessário, o oftalmologista poderá indicar outros exames mais específicos para identificar possíveis problemas visuais e assim estabelecer o diagnóstico de forma precisa. 

CRIANÇAS E ADOLESCENTES TAMBÉM DEVEM PASSAR NO ESPECIALISTA? 

Embora muitas pessoas não saibam, assim como adultos, as crianças também devem passar no oftalmologista. 

Existem doenças oculares comuns, que também acometem as crianças e adolescentes, como astigmatismo e hipermetropia. E podem acabar, até mesmo,  prejudicando o desempenho escolar. 

Nesse sentido, é fundamental levar as crianças e adolescentes à consulta com oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Ou assim que ocorrerem os primeiros sintomas de problemas na visão, como dor de cabeça frequente, olhos lacrimejando, dificuldade de enxergar objetos de perto ou de longe, entre outros.   

INVESTIR NOS ÓCULOS DE QUALIDADE FAZ TODA A DIFERENÇA

Depois de passar em consulta com oftalmologista, caso seja receitado a utilização de óculos de grau, é essencial fazer o seu acessório o quanto antes. Além disso, é muito importante investir em óculos de grau de qualidade, que ofereçam o melhor resultado na hora de enxergar e ainda tenham uma longa durabilidade. 

Aqui nas Ótica da Gente, você encontra as melhores opções de óculos de grau e de sol do mercado. Com preços e condições de pagamentos exclusivas. Venha até uma de nossas unidades e conheça mais!   

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?