Blog

26072019

A luminosidade do celular pode prejudicar a visão?

Estamos cada vez mais conectados. De acordo com dados de um levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil de 2018, estima-se que passamos cerca de 9 horas e 14 minutos por dia conectados.

Em uma das principais formas de acesso a internet hoje é o celulares e outros dispositivos móveis. Onde passamos cerca de 4 hs e 21 conectados. Seja para resolver assuntos de trabalho, ver vídeos engraçados, assistir as séries favoritas, ou utilizar as redes sociais, entre outras atividades. 

Mas quais os prejuízos o uso excessivo de smartphones e outros dispositivos, podem ocasionar a visão? Ao longo deste artigo, iremos abordar este tema e como é possível minimizar os danos. Acompanhe! 

A luz do celular pode oferecer prejuízos a visão? 

Com o passar dos anos, os danos ocasionados a visão em relação ao uso do celular vem sendo cada vez mais estudado por pesquisadores em todo mundo. 

Apesar de ainda não haver pesquisas específicas, que apontam a extensão dos problemas. De acordo com especialistas, os primeiros resultados dos estudos apontam o uso contínuo e excessivo do celular a longo prazo, em alguns casos pode causar danos extensos a visão. 

Isso porque que a concentração de luz emitida pelo celular, também conhecida como “luz azul”, pode causar uma degeneração na mácula, que fica localizada na retina.

   

Quais os sintomas o excesso de luminosidade pode ocasionar?

Além dos efeitos a longo prazo ocasionados a visão, o uso em excesso dos celulares podem causar sintomas de conhecidos como astenopia, ou seja:

    • Fadiga ocular
    • Dores de cabeça e nos olhos  
    • Ardência ocular
  • Vermelhidão nos olhos, entre outros sintomas 

E isso acontece pois em ocasiões normais, uma pessoa costuma  piscar em média 15 vezes por minuto, para desenvolver a lubrificação natural suficiente para os olhos.   

No entanto, quando uma pessoa utiliza os dispositivos como celular ou computador, por exemplo, essa ação exige maior foco ocular passa a piscar menos. Por volta de 4 ou 5 vezes por minuto. Fazendo com que os olhos fiquem mais ressecados.  

 

O que fazer para reduzir os danos?

Nem sempre é fácil deixar de usar o celular, mas existem algumas medidas práticas que você pode adotar em seu dia a dia para minimizar os danos ocasionados pelo uso do aparelho. Veja quais são: 

Se o seu trabalho exige um longo tempo de permanência em frente ao celular ou computador por exemplo, procure fazer pausas a cada duas horas para minimizar o impacto da luz nos olhos. 

Outra medida, é reduzir a luminosidade dos aparelhos sempre que estiver em ambientes mais escuros.

Fique atento ao tempo de permanência das crianças,  em frente ao celulares e outros dispositivos.Para que dessa forma seja possível evitar além dos problemas com a luz do celular, também outros problemas de visão,como miopia, que se desenvolve por outros fatores. 

Cuidar da visão é fundamental 

Estamos cada vez mais expostos a aparelhos tecnológicos e outros dispositivos que podem ocasionar problemas de visão. Por isso, é fundamental estar sempre atento e começar a colocar em prática as medidas que ajudem a minimizar os impactos da luminosidade nos olhos. 

Além disso, é fundamental ir regularmente ao oftalmologista.      

para manter sempre os bons cuidados com visão. 

Dessa forma, é possível verificar se há outros tipos de problemas na visão, como por exemplo, astigmatismo, miopia, hipermetropia.Ou alguma outra doença ocular, que necessite de cuidados específicos ou ainda necessite do uso de óculos ou lentes de grau.

Aqui nosso blog você acompanha sempre as melhores dicas para manter os cuidados com sua visão. 

Aproveite também para acompanhar nosso artigo, com dicas de como manter os cuidados com a visão durante as férias:  https://oticadagente.com.br/dicas-para-manter-os-cuidados-com-oculos-durante-as-ferias/ 

Related Posts

Deixe um comentário