Blog

15-05-2019

Qual o momento ideal de ir a um oftalmologista?

A visão é um dos principais sentidos do corpo humano. E por isso, é fundamental cuidar da saúde dos olhos.

No entanto, muitas pessoas acabam buscando um oftalmologista, apenas aos primeiros sinais de cansaço ou distúrbios na visão. Ou então, há casos em as pessoas optam por procurar um especialista apenas, quando houve um comprometimento maior da visão. E esse é um erro, que pode custar caro!

O fato é que para enxergar bem e evitar problemas de visão, é essencial prevenir. E por isso, no artigo de hoje vamos falar mais sobre a importância de ter acompanhamento profissional. E com qual frequência é recomendado ir ao oftalmologista.

Por que é fundamental buscar um oftalmologista?

O oftalmologista é o médico, que atua especificamente na saúde dos olhos. Por meio desse especialista são feitos estudos, exames e a prescrição de correções, como o uso de óculos, por exemplo.

Ao buscar o oftalmologista com regularidade, é possível descobrir, corrigir ou, até mesmo, minimizar os sintomas de diversas problemas na visão, como miopia, astigmatismo e a hipermetropia.

Além disso, a frequência regular ao oftalmologista, ajuda a controlar também doenças como glaucoma, catarata, entre outras, que podem causar danos irreversíveis a visão, quando não tratadas de forma adequada.

Quais os possíveis problemas posso ter, por não receber o diagnóstico adequado?

Diversos problemas nos olhos, costumam vir acompanhados de sintomas, que podem prejudicar a qualidade da vida das pessoas.

Pessoas que têm miopia, por exemplo, tendem a sentir cansaço na vista, dores de cabeça em função da dificuldade de ver objetivos de longe. Já no caso de pessoas astigmatismo, os sintomas são agravados em função do paciente, ter a visão embaçada para longe e para perto.

Com o diagnóstico adequado, acompanhado do uso de lentes corretivas, é possível minimizar ou acabar com os sintomas – em alguns casos.

A importância do diagnóstico

De acordo com dados divulgados, pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), estima-se que no Brasil existam cerca de 1,2 milhões de pessoas que não enxergam. E que em torno de 60% a 80% dos casos de cegueira, poderiam ter sido tratados ou até mesmo evitados. No caso de doenças, como o glaucoma, que já mencionamos aqui no artigo. O diagnóstico adequado e precoce, pode ajudar a controlar a doença e prevenir a cegueira. O mesmo acontece, com outros casos de doenças dos olhos.

Com que regularidade devo frequentar o oftalmologista?

Os cuidados com a visão, são essenciais nas diversas fases da vida. E como você tem acompanhado, aqui no artigo, frequentar o oftalmologista com regularidade, ajuda a prevenir e controlar diversas doenças dos olhos. Veja o tempo indicado pela SBO, para ir ao oftalmologista:

  • Na infância: Crianças a partir de 3 anos, ou logo no início da idade escolar,devem ir a um oftalmologista, a fim de verificar problemas de visão, que podem prejudicar o desempenho escolar.
  • Na fase adulta: É recomendado ir ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano. No entanto, caso não seja feita a consulta anual, o período entre uma visita e outra ao oftalmologista, não deve ser ultrapassar 2 anos.
  • Após os 50 anos: Nessa idade, a frequência ao oftalmologista deve ser anual.

No entanto, é importante ressaltar que pessoas que possuem um histórico familiar ou já tenham sido diagnosticados com alguma doença nos olhos, precisam reduzir o tempo de retorno ao oftalmologista. De acordo com o prazo determinado pelo especialista.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando mais informações aqui no blog.

Related Posts

Deixe um comentário