Blog

12-08-2019

Com a vasta quantidade de informações circulando pela internet, e que é possível acompanhar também através das rodas de amigos ou até mesmo por meio de familiares. Muitas vezes, é comum surgir dúvida:  Será que essas informações que envolvem a visão são apenas mito, ou são verdade?  

Neste artigo, selecionamos alguns dos principais mitos e verdades relacionados a saúde dos olhos. 

Óculos de grau podem ser compartilhados 

Mito. Não é recomendado usar ou compartilhar qualquer tipo de óculos de grau, com  outra pessoa. 

Isso porque, os óculos são desenvolvidos a partir de prescrição médica, para atender as necessidades visuais de cada pessoa, de maneira específica. Seja para correção de problemas visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e outros problemas. 

Desse modo, mesmo que você e outra pessoa possuam um grau semelhante, procure não usar ou compartilhar o seu óculos de com outra pessoa. A fim de evitar danos, a longo prazo para a sua visão, pela utilização de um óculos não compatível aos seus problemas de visão ou de outra pessoa. 

Acompanhe também nosso artigo: https://oticadagente.com.br/oculos-de-grau-emprestado-faz-mal/

Preciso passar em consulta oftalmológica regularmente?

Verdade. É fundamental passar em consulta com oftalmologista, a fim de acompanhar de perto possíveis problemas de visão e assim manter a boa qualidade da sua visão. 

Para pessoas que não possuem problemas de visão, o retorno ao oftalmologista é recomendado em média após  1 anos, podendo ser de até 1 ano e meio ou 2 anos, de acordo com a recomendação de cada profissional.  

Já para pessoas que possuem problemas de visão, o tempo de retorno ao oftalmologista costuma ser em média de até 1 ano. Em casos mais onde há doenças mais específicas, o próprio médico oftalmologista recomenda o retorno dentro de 6 meses. 

Óculos de grau são mais eficientes que as lentes de contato?

Mito. Os óculos de grau assim como as lentes de contato, quando adquiridos em uma ótica idônea e de procedência, possuem a mesma qualidade. 

Ambos – tanto os óculos de grau, quanto as lentes de contato – são desenvolvidos a partir de tecnologias eficientes, que têm por objetivo fazer a correção adequada dos problemas de visão,  proporcionar maior qualidade de visão, oferecer conforto para quem usa.    

O que acontece regularmente, é que existem pessoas que têm maior dificuldade em se adaptar ao uso de lentes de contato. E com isso, preferem utilizar os óculos. 

E por sua vez,  há pessoas que não abrem mão de usar lentes de contato. E não se sentem confortáveis quando estão utilizando óculos de grau. Existem também pessoas que se adaptam aos dois tipos, e revezam na utilização dos óculos de grau e das lentes de contato. 

 

Coçar os olhos com muita frequência pode causar danos a visão?

Verdade. Coçar os olhos com muita frequência, ou usando maior força pode ocasionar lesões grave a visão. Como o ceratocone, que é uma doença onde a córnea dos olhos sofre uma deformação, ficando em formato de cone, e que ocasiona outros danos a visão. 

Ou ainda, ao pressionar os olhos com intensidade para coçá-los, é possível sofrer descolamento de retina. E quando não tratado de forma adequada, pode ocasionar até mesmo a perda da visão.    

Óculos escuros só devem ser usados no verão 

Mito. Os óculos de sol são recomendados em qualquer período do ano, em especial nos dias onde maior incidência de sol, que costumam acontecer com frequência aqui em Salvador e nas mais variadas cidades do país, em outras épocas do ano e não apenas no verão. A fim de reduzir os impactos dos raios UV nos olhos. 

Se você se sente confortável, ou mesmo se você não abre mão de manter o estilo, é possível utilizar o óculos de sol em qualquer ocasião do ano. 

Agora que você já conhece mais sobre os principais problemas de visão, aproveite para acompanhar outras dicas relevantes em nosso blog.

Related Posts

Deixe um comentário