Blog

Saiba quais alimentos possuem benefícios para a sua visão

Ter uma boa alimentação é garantir uma melhoria em nossa saúde, inclusive na visão. Os alimentos possuem grande impacto em nossas vidas, mas quais devemos consumir?

Se você também tem essas dúvidas, confira ao longo dessa leitura como ter uma alimentação saudável e com benefícios para a sua vida, tenha uma ótima leitura!

Como começar a se alimentar bem?

Adotar uma dieta equilibrada, com nutrientes e evitar excesso de carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embutidos, sal e açúcar, por exemplo, são recomendações que devem ser seguidas sempre. 

E se a alimentação saudável é fundamental para uma melhor qualidade de vida, o bom funcionamento ocular não foge à regra, já que a ingestão de vitaminas e minerais adequados são fundamentais para uma boa visão. 

Sendo assim, os alimentos que possuem os nutrientes necessários para uma vida saudável podem estar dentro de sua geladeira e sem você saber, já possui um hábito que já ajuda os seus olhos, mas também seu organismo em geral prevenindo e atenuando doenças.

Doenças que podem ser evitadas por uma boa alimentação

Dentre elas temos:

Olho seco: Provocada por alterações na composição ou produção das lágrimas que prejudicam a lubrificação da área causando assim sintomas que fabricam as lágrimas com gordura demais ou de menos, proporcionando a dissipação desse líquido, deixando os olhos na secura.

Glaucoma: Pode ser entendido com uma designação genérica a um grupo de doenças oculares distintas que provocam danos ao nervo óptico e até mesmo a perda da visão.

Degeneração macular: Condição médica que provoca perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina.

Vale lembrar que é sempre bom procurar um oftalmologista ou um profissional especializado para poder identificar e diagnosticar o quanto antes, porém, você também pode fazer a sua parte, consumindo alimentos que te fazem bem!

Quais alimentos consumir

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, existem alimentos que podem retardar ou ainda atenuar doenças oculares. 

Para o especialista cinco alimentos que têm o poder de melhorar a visão e podem ser consumidos de forma fácil são:

Couve, espinafre e brócolis: são alimentos antioxidantes que ajudam a proteger a visão, e que você encontra na feirinha semanal do seu bairro;

Cenoura entre outros legumes e frutas de cor alaranjada: são fontes de vitaminas A e C, ajudam a retardar o aparecimento de doenças como o glaucoma e a catarata, portanto adicionar a cor laranja em sua salada fará um bem danado a seus olhos;

Os peixes como a sardinha, bacalhau, atum e o salmão: são ricos em ômega 3 e vitaminas A, B, D e E, sendo estimulantes da circulação sanguínea sendo a recepção de oxigênio para as retinas essencial para saúde ocular;

Cebola e alho: possuem grande quantidade de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma.

O óleo de linhaça: pode combater o olho seco, pois é rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 3, ômega 6 e ômega 9.

Agora que já sabe como manter uma boa alimentação, é a hora de tomar os seguintes cuidados como a proteção solar usando óculos escuros e procurar periodicamente um oftalmologista acompanhar sua saúde ocular.

Related Posts

Deixe um comentário