Blog

Por que o óculos de sol é importante mesmo no inverno?

Quando chega o inverno, você tem o hábito de “aposentar” seus óculos de sol, deixando guardado na caixinha até a chegar uma estação mais quente? Se você tem este hábito, então pode estar cometendo um grave erro!

Assim como em outras estações do ano, no inverno também é fundamental continuar utilizando o óculos de sol para evitar problemas para sua visão. E neste artigo, vamos falar mais a respeito deste assunto. 

Com a chegada do inverno…

Com a chegada do inverno, os dias tendem a ser mais escuros e nublados, e o sol costuma aparecer com menos frequência. E com isso, é muito comum acabar esquecendo de usar o óculos de sol. 

Entretanto, aqui no Brasil nos encontramos em uma latitude onde mesmo no inverno, os raios solares não diminuem tanto. 

Na prática, isso quer dizer que mesmo em dias mais nublados, os raios solares atravessam as nuvens atingindo os olhos, e podendo ocasionar danos a visão.     

Os efeitos do sol nos olhos 

Hoje em dia, quase sempre ouvimos falar da importância de proteger a pele contra os efeitos do raio solar, usando protetor adequado, não é mesmo? 

Mas o que muitas pessoas ainda não sabem, é que assim como a pele os olhos também sofrem com efeitos dos raios solares. E isso acontece, pois os raios solares também conhecidos como raios UVA ou UVB, tem uma forte concentração de radiação ultravioleta, que podem ocasionar problemas nos olhos como: 

Degeneração macular – É uma doença que afeta a mácula, presente na região central da retina e que pode ocasionar a perda da visão. Vale ressaltar que embora a degeneração macular, esteja muito associada à idade, ela pode ser acelerada quando há exposição ao sol; 

Queimadura na córnea – Assim como a pele, os olhos também sofrem queimaduras, devido aos efeitos dos raios solares como já comentamos aqui no artigo. Essa queimadura costuma acontecer quando há uma exposição muito intensa ao sol, mesmo em dias de inverno;    

Catarata – A catarata é uma doença que faz com que o cristalino se torne mais opaco, causando dificuldade e em alguns casos até mesmo a perda da visão. Existem alguns tipos de cataratas que podem ser provados pela exposição à radiação ultravioleta, aquela que é emitida pelo sol; 

Pterígio – Mais uma das doenças que está relacionada a exposição dos olhos ao sol, é o Pterígio. Também conhecido como “carne crescida”, é uma camada de membrana fibrosa que cresce na parte branca dos olhos, e pode bloquear a visão.  

Usar óculos adequado no inverno é fundamental! 

Como você pode ver, existem diversas doenças que podem ser ocasionadas devido a exposição dos olhos aos raios solares. Usar óculos de sol, mesmo no inverno, é a melhor forma de prevenir estes e outros problemas de visão. 

Mas é importante ressaltar, que para proteger de fato sua visão, os óculos de sol precisam ter lentes que possuem proteção contra os raios ultravioleta adequados. Que são fabricados de forma eficaz em laboratório, e tem sua qualidade atestada.

Sem essa proteção, você estará comprometendo sua visão como se não estivesse usando óculos de sol nenhum.

Se você tem dúvidas a respeito de como saber se óculos é original ou não, continue acompanhando o artigo que preparamos aqui no blog: 
Como saber se um óculos é original?

Os melhores modelos estão aqui, na Ótica da Gente!

Aqui na Ótica da Gente, você pode encontrar uma grande variedade de grifes e modelos que mais se encaixam no seu estilo. 

Com total qualidade, nossos óculos de sol e também de grau são desenvolvidos para que você possa ter todo conforto, praticidade e proteção para manter a sua saúde visual sempre em dia. 

Venha até uma de nossas lojas, e encontre o modelo certo para você !

Related Posts

Leave a comment