Blog

No dia-a-dia, nossos olhos acabam ficando expostos a radiação solar, o que pode ser bastante prejudicial à saúde da visão. Para evitar problemas e principalmente manter a saúde dos olhos sempre em dia, é fundamental utilizar óculos de sol com regularidade. 

Mas com tantas opções maravilhosas de óculos de sol disponíveis, nem sempre é fácil saber qual a opção ideal, não é mesmo? 

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós preparamos um artigo repleto de curiosidades sobre a história, e informações sobre a importância da proteção correta para o acessório. Além disso, durante o nosso conteúdo vamos mostrar algumas dicas de como acertar na escolha na hora de comprar o óculos de sol. Confira! 

COMO SURGIRAM OS PRIMEIROS ÓCULOS DE SOL

Ao ver as armações de óculos de sol presentes hoje no mercado, é difícil imaginar como eles eram produzidos antigamente, sem o uso da tecnologia. 

Embora não haja uma data precisa, acredita-se que os primeiros registros de acessórios desenvolvidos para minimizar os impactos do sol na visão foram feitos ainda no período pré-histórico. Em que os povos usavam “óculos” de marfim com pequenos cortes no centro, para facilitar a visualização. 

Ao longo dos anos, vários povos criaram acessórios com materiais diferentes como esmeraldas cortadas, ou quartzo enfumaçado. Mas foi apenas no século XIII, que surgiram os primeiros modelos de óculos de sol mais próximos do que vemos hoje. 

Eles foram aprimorados ao longo dos anos,e hoje em dia além de serem um acessório extremamente estiloso e versátil, o óculos de sol tem uma função essencial que é o de proteger a saúde visual.  

PROTEÇÃO UVA E UVB: O QUE SÃO?

Um dos principais benefícios dos óculos de grau original, comprados em ótica é a aplicação de uma película protetora de raios UVA e UVB. Também chamados de radiação ultravioleta, os raios são transmitidos pelo sol, e podem causar danos graves à saúde da visão. 

Isso porque a exposição recorrente aos raios solares pode danificar diversas partes dos olhos, como o cristalino e a retina. 

QUAIS DOENÇAS A EXPOSIÇÃO AO SOL PODE OCASIONAR? 

Entre as principais doenças ocasionadas pela exposição ao sol estão: 

  • Catarata: É uma doença que causa a opacidade da lente natural dos olhos. E gera uma dificuldade de enxergar com pouca luz, causa o embaçamento da visão e, em alguns casos pode até mesmo ocasionar a perda da visão.  
  • Pterígio: É um tumor benigno, que ocorre frequentemente entre pessoas que se expõe frequentemente ao sol, sem uso de óculos adequado.  
  • Degeneração Macular: Causa o comprometimento da mácula, que é uma pequena área presente na retina. Fazendo com que a visão fique embaçada ou surja uma mancha escura no centro da visão. 

COMO ESCOLHER O MODELO CERTO?

Como você pode ver, existem diversas doenças que podem ser ocasionadas em função da exposição aos raios UV. Nesse sentido, é fundamental usar óculos de sol regularmente como forma de evitar o surgimento desses problemas de visão. 

Existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o modelo certo dos óculos de sol:

1º CONHEÇA O SEU ESTILO: 

Você é mais casual, ou adora itens mais chiques? Não abre mão de um modelo clássico, ou prefere acessórios mais tectônicos? Conhecer bem o seu estilo, pode facilitar na hora da escolha do modelo. 

2º FORMATO DO ROSTO: 

Existem modelos de armações que combinam super bem com alguns formatos de rosto. Experiemente e veja qual mais combina com você e com o seu estilo. 

3º ESCOLHA A ÓTICA CERTA: 

Aqui nas Ótica da Gente, você encontra os melhores modelos de óculos de grau disponíveis no mercado. Todos eles produzidos com alta tecnologia, conforto e estilo, tudo para que você possa cuidar da  saúde da sua visão da melhor forma possível.

Para conhecer nossos preços e condições exclusivas, venha até uma de nossas unidades e converse com nossos colaboradores. Estamos te esperando! 

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?