Blog

Você sabia que algumas doenças podem causar problemas na visão? 

Quando começam a surgir os primeiros problemas de visão, muitas vez, é comum pensar logo em distúrbios de visão mais comuns como miopia, astigmatismo, catarata, entre outros. 

Mas o fato é que existem alguns tipos de problemas de saúde, que quando não tratados de forma adequada, podem ocasionar distúrbios na visão. 

Neste artigo, vamos mostrar que as doenças oculares podem estar relacionados a outros problemas de saúde, como identificar você pode identificar e se cuidar. 

Diabetes 

A diabetes é uma doença muito conhecida entre a população, que é causada pela falta ou má absorção da insulina em nosso corpo. 

Existem diferentes tipos de diabetes, como a diabetes tipo 1 e 2, a diabetes gestacional. E diabetes que são ocasionadas por outros fatores como pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos. 

A diabetes pode apresentar diferentes sintomas nos pacientes, e pode provocar alterações na visão como: 

  • Dificuldade de enxergar;
  • Embaçamento da vista;
  • Perda da visão periférica;
  • Manchas brancas na visão;
  • Dor ou pressão aguda nos olhos; 
  • E em casos mais graves, pode ocasionar o comprometimento da visão, fazendo com que a pessoa fique cega.

Entre as doenças as complicações na visão que a diabetes pode ocasionar estão a retinopatia diabética, catarata prematura e glaucoma. 

Hipertensão Arterial 

A hipertensão arterial, ou apenas pressão alta como é mais conhecida, é uma doença que também pode causar problemas na visão. 

Um deles, é a retinopatia hipertensiva, que nada mais é do que um problema ocasionado pela elevação da pressão arterial e que atinge os vasos sanguíneos da retina. 

Isso acontece, pois assim como no restante do corpo, a retina que fica presente nos olhos também possui uma grande quantidade de vasos. E quando a pressão fica alta, pode ocasionar o estreitamento e até mesmo o rompimento dos vasos. 

Além de causar dificuldade de enxergar, sensibilidade a luz e dores de cabeça fortes e constantes. A  retinopatia hipertensiva, pode causar também outros problemas como a catarata, trombose venosa da retina, descolamento da retina, hemorragia vítrea. 

Em casos ainda mais graves, assim como o diabetes a hipertensão pode causar também a perda da visão. 

Obesidade

A obesidade é uma doença que pode acarretar doenças como a diabetes e a pressão alta. E quando não tratada de forma adequada, tende oferecer os riscos que essas doenças (Hipertensão e Diabetes) provocam a saúde. 

Entre as principais, como já comentamos aqui no artigo estão a retinopatia diabética, catarata prematura, glaucoma, retinopatia hipertensiva. 

Como prevenir e tratar estes tipos de doenças?

A prevenção é uma das principais formas de evitar a diabetes, a hipertensão e a obesidade.

Mantendo hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, se alimentar bem, ir regularmente ao médico. São medidas importantes para evitar o surgimento das doenças, e consecutivamente o aparecimento de doenças na visão mais comuns. 

Em alguns casos, com indicação do especialista se faz necessário o uso de medicações específicas para tratar as doenças. 

Cuidar da visão é fundamental!

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, manter os cuidados com a saúde do seu corpo contribui diretamente com a saúde da sua visão. 

Aos primeiros sinais de problemas em sua visão, não hesite! Procure um especialista, para poder identificar qual é de fato o problema de forma adequada. 

Para contribuir ainda mais com a qualidade da sua visão, mantenha sempre em dia também suas consultas ao oftalmologista. E caso seja necessário, utilize sempre os óculos de forma adequada. 

Cuidar da visão, é fundamental para ter uma boa qualidade de vida! Acompanhe em nosso blog mais dicas e informações úteis para que você possa manter a sua saúde ocular sempre em dia.      

Como você bem sabe, a máscara é um item indispensável para a prevenção da Covid – 19 (Coronavírus), não é mesmo?

Mas se você usa óculos de grau com regularidade, certamente já deve ter passado por uma situação bastante incômoda que é ficar com as lentes dos óculos embasadas, enquanto está usando sua máscara. 

Além de bastante incômoda, essa situação pode até acabar causando transtornos ainda maiores como dificuldade de enxergar, e dificuldades até mesmo na hora de dirigir. 

Mas deixar de usar a máscara fora de casa, para evitar o embaçamento não é uma opção! Afinal, o Coronavírus é uma doença muito perigosa e pode até mesmo causar a morte. 

Então o que fazer? Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas super práticas, que podem ajudar a você a se manter protegido usando a máscara, e evitar que suas lentes fiquem embaçadas. 

Por que a máscara deixa os óculos embaçados?

Você provavelmente já deve ter se questionado: Por que as lentes do óculos ficam embaçadas, quando eu uso máscara? 

Isso acontece porque quando você coloca a máscara, o ar quente que sobe com o calor da sua respiração acaba escapando pela parte de cima das máscara entrando em contato com as lentes dos óculos que estão frias. 

Com isso, O vapor então se condensa, e sua lente passa a ficar embaçada. Causando aquela sensação incômoda. 

Muito cuidado! Evite passar sabonete nos óculos

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, vai poder acompanhar diversos vídeos de pessoas passando sabão ou sabonete diretamente nas lentes para evitar o embaçamento.

Apesar de fazer com que as lentes deixem de ficar embaçadas, essa medida não é recomendada por especialistas, pois pode prejudicar a qualidade das suas lentes. 

Pois o sabão possui componentes químicos alcalinos em sua composição, que podem danificar as lentes, fazendo com que elas fiquem descascando. Como soda cáustica, hidróxido de sódio e muitos outros. 

Além disso, movimento de fricção que você terá que fazer ao esfregar o sabonete na lente, e o papel que precisa ser passado para retirar o excesso do produto podem fazer riscos.   

Qual a melhor forma de evitar o embaçamento?  

A boa notícia, é que existem algumas dicas para evitar que o óculos fique embaçado ao usar máscara. Veja quais são: 

Adaptar a máscara: 

Uma das nossas sugestões, é você procurar ajustar suas máscaras para evitar o embaçamento.

Se possível, deixe a parte debaixo da máscara mais frouxa para permitir a entrada de ar. Outra ideia, é levantar a máscara na parte superior, e colocar a parte debaixo da armação sobre a máscara. 

Além disso, você também pode optar por modelos de máscaras que já venham com um pequeno arame na parte superior do nariz para evitar que a máscara fique aberta e suba o vapor. 

Usar um produto adequado para limpeza:

Você também pode comprar uma solução específica para a limpeza de óculos, pois elas geralmente possuem em sua composição componentes que evitam o embaçamento das lentes, sem causar danos.   

Aderir às lentes antiembaçantes 

Por fim, uma das formas mais eficientes de evitar o problema é optar por lentes que tenham o tratamento antiembaçante. 

Elas já recebem o tratamento adequado para evitar o problema com embaçamento, e serve muito bem para este período que precisamos usar mais máscara e também posteriormente.  

Para saber mais do assunto, aqui em nosso blog você acompanhar um artigo falando sobre os diferentes tipos de tratamento de óculos.

Ficar com as lentes embaçadas enquanto se está usando a máscara, é uma situação muito incômoda. Só quem passa por essa situação sabe bem o que é isso. Aproveite nossas dicas e sugestões para usar seus óculos sem transtornos. 

Deixe um comentário