Quando devo procurar um oftalmologista?
A procura por um oftalmologista costuma acontecer quando se notam alguns sintomas na visão. Mas esse é um grande erro.
Como boa parte dos problemas oftalmológicos não apresentam sintomas quando se encontram no estágio inicial, diagnosticar a condição nesse período torna o tratamento mais eficaz.
Do mesmo modo que muitas doenças, quando é feito um diagnóstico precoce as chances de cura e melhores resultados são maiores. Veja então as dicas que reunimos aqui para te orientar sobre quando procurar um oftalmologista.
Com qual frequência devo ir ao oftalmologista
Não importa qual seja a sua idade, o que especialistas recomendam é que se faça uma visita anual a um médico oftalmologista. E essa é a recomendação para aqueles que não possuem histórico familiar de doenças oculares e nem apresentam sintomas.
A importância de cuidar da visão
Os cuidados com a saúde dos olhos não são necessários somente para proporcionar saúde e qualidade de vida, mas são importantes também para garantir a segurança durante a condução de um veículo, por exemplo.
Além disso, mesmo que você não possua um problema ocular, esses cuidados garantem a prevenção contra doenças que acometem a visão.
Sinais de que devo visitar o oftalmologista
Mas quais são os sinais de que você deve realizar uma consulta com um especialista em oftalmologia? A seguir listamos alguns dos principais sintomas para isso:
– Dores de cabeça: uma dor de cabeça pode ser sintoma de diferentes tipos de problemas de saúde, mas, geralmente, quando ela acontece na parte superior dos olhos esse pode ser um sinal de doença ocular;
– Olhos com irritação: um dos sinais mais comuns de problemas oculares é a irritação nos olhos (geralmente acompanhada por lacrimejamento);
– Dificuldade para enxergar: talvez você tenha dificuldades para fazer a leitura de um livro ou para enxergar as placas de trânsito e isso se caracteriza num erro de refração;
– Sensibilidade à luz: quem tem algum problema de visão também pode apresentar sensibilidade à luz;
– Visão embaçada: falta nitidez, a pessoa assim enxerga como se houvesse uma fina camada branca ou névoa sobre os olhos, por exemplo.
Motivos para consultar um oftalmologista
Além do que citamos anteriormente, há muitos outros motivos para buscar um especialista em oftalmologia e realizar uma consulta.
Se há histórico de doenças oculares na família ou histórico de diabetes, esses são bons motivos para você se consultar com um oftalmologista. Mas se tem observado alguma mancha na visão e seus olhos apresentam vermelhidão constante, há que se ter um cuidado com isso também.
Tempo entre as consultas não deve ser ignorado
É importante não descuidar do tempo entre as consultas pata cuidar da saúde dos olhos.
No caso de quem possui alguma condição ocular, é preciso realizar um acompanhamento com mais frequência para evitar que a condição se agrave.
No geral, de seis meses a um ano é a recomendação para quem não possui problemas na visão. Mas é importante buscar orientação de um oftalmologista.