Blog

Notas baixas? Podem ser problema de visão!

Com o fim do ano letivo se aproximando, muitos pais ficam atentos ao boletim escolar dos seus filhos para que não tenham nenhuma nota baixa.

Vários casos podem levar as notas baixas, às vezes, a criança que parece desatenta, mas na verdade, não está enxergando bem.

Sendo assim, neste artigo queremos orientar na preocupação de estar observando seus filhos na questão de notas baixas e como isso pode estar relacionado com problemas de visão.

Identificando o problema

Problemas de visão não identificados no período da pré-escola podem afetar todo o tipo de aprendizado, já que a relação dela com o mundo exterior pode ficar comprometida pela visão.

Porém, pais que acompanham o desenvolvimento dos filhos ao longo do ano e estão presentes, podem se assustar ao deparar com notas vermelhas, mesmo estando à par de tudo que os filhos fazem na escola.

Mas como identificar o problema? Bom, passe a observar se seus filhos estão com alguns hábitos, como os de:

– acompanhar a leitura com um dedo;

– aproximar livros do rosto na hora de ler;

– sentar perto demais da televisão e

– apertar muito os olhos para enxergar algo distante ou para ler.

Ao identificarem esses pequenos hábitos, busque conversar com os pequenos e pergunte se algo mais incomoda quando precisa avistar algo.

Depois de identificado, procure um especialista para ter um diagnóstico mais preciso e reverter a situação das notas baixas.

Quais os sintomas comuns?

Alguns sintomas são comuns quando se tem algum problema de visão, entre eles, podemos destacar:-

– Lacrimejar mais do que o normal. Isso atrapalha a visão e acontece quando a criança não dorme com os olhos totalmente fechados, e durando o sono, acabam ficando ressacados.

– Coçar demais os olhos, pode ser tanto um problema de visão como uma conjuntivite e com o tempo seco, esse incômodo pode piorar ainda mais, fique atento!

– Reclama de dor de cabeça (ou na testa!) com frequência. Principalmente se essa queixa aparecer quando estiver na escola ou fazendo as tarefas de casa.

Além desses sintomas, a necessidade de buscar um diagnóstico para casos de doenças como:

– Miopia: dificuldade para enxergar de longe, mas que pode ser corrigido com o uso de óculos.

– Hipermetropia: dificuldade para enxergar de perto. Também é indicado o uso de óculos.

– Estrabismo: quando os olhos não são alinhados e cada um aponta para uma direção, sendo necessária uma cirurgia ou óculos.

– Astigmatismo: dificuldade para focar os objetos, ocasionando a visão distorcida.

Como resolver o problema de notas baixas?

Os próprios educadores podem contribuir para eliminar as suspeitas de problemas na visão.

Um simples exame de acuidade visual, em que a criança lê letras ou símbolos escritos em diferentes tamanhos e gravados em uma tabela posicionada a determinada distância.

Cada olho é avaliado em separado, isso vai ajudar a entender se tem o problema ou não e assim procurar um profissional.

A confirmação do problema dada pelo médico oftalmologista, o próximo passo é buscar algum tratamento.

Casos que exigem o uso de óculos, você pode conferir qual modelo é o ideal para você em um das nossas grifes clicando aqui e além disso, acompanhar ao longo do nosso blog, diversos artigos que mesclam estilo com bem-estar para os seus olhos.

Para ficar ligado em nossos artigos, assine nossa newslatter e não perca nenhum conteúdo!

Related Posts

Leave a comment

Precisando de ajuda?