Saiba como a menopausa pode afetar a visão
A chegada da menopausa é um período repleto de mudanças hormonais no corpo da mulher, inclusive no que diz respeito à saúde ocular.
Nesse período cheio de transformações, é ainda mais importante cuidar da visão, a fim de prevenir problemas ainda maiores. Se você está passando pela menopausa, ou conhece alguém que esteja este artigo foi feito para você!
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, ao longo desta leitura vamos falar sobre as possíveis consequências que a menopausa pode ocasionar a visão e quais os cuidados necessários.
Mudanças hormonais com a chegada da menopausa
Por volta dos 45 ou 50 anos, muitas mulheres começam a ter os primeiros sinais da menopausa, o chamado climatério.
Nesse período, onde a menstruação ainda é desregular, acontece uma queda abrupta nos hormônios, fazendo com que ela tenha diversos sintomas, que podem inclusive estarem relacionados a problemas de visão.
Durante o climatério e até mesmo com a chegada efetiva da menopausa (que de fato acontece após 1 ano que a mulher deixa de menstruar), muitas pessoas, acabam apresentando problemas na visão, entre os mais comuns estão:
Síndrome dos olhos secos
De acordo com um levantamento feito pela Society for Women’s Health Research, cerca de 61% das mulheres no período climatério relatam ter sintomas da síndrome dos olhos secos. Mas apenas 16%, associaram este tipo de problema a menopausa.
A síndrome dos olhos secos acontece na menopausa em função da baixa hormonal, que pode impactar nos tecidos oculares e a composição das lágrimas, causando assim o problema na visão da mulher.
Além da secura ou nos olhos, entre os principais sinais da síndrome dos olhos secos estão, visão turva, sensibilidade luz, queimação, vermelhidão nos olhos. E em alguns casos específicos, os olhos tendem a lacrimejar em excesso.
Catarata X Menopausa
Outro problema de visão que pode surgir com a chegada da menopausa, é a catarata. Este é um tipo de lesão ocular, faz com que o cristalino fique mais opaco, deixando a visão embaçada, como se houvesse uma névoa.
Atualmente, a catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no país. E para solucionar o problema, é necessário fazer uma cirurgia. Onde é feita a substituição do cristalino danificado, por uma lente artificial.
Como evitar ou tratar estes problemas?
A melhor maneira de prevenir problemas de visão que tendem a surgir durante a menopausa, é procurar por especialistas.
O médico ginecologista, ficará responsável por avaliar os sintomas relacionados a queda abrupta de hormônios, e em alguns casos poderá recomendar a terapia de reposição hormonal.
Caso você verifique que sua visão também está passando por alterações, como coceira, ardência, dificuldades de enxergar entre outros o recomendado é procurar também oftalmologista.
O médico, que é responsável por avaliar a saúde dos seus olhos, deverá solicitar uma série de exames para identificar as alterações em sua visão e tratá-las da melhor forma possível.
Cuidar da saúde da visão é essencial!
Ao longo da vida, o corpo da mulher passa por inúmeras transformações. E a chegada da menopausa, as mudanças no corpo tendem a ser mais intensas.
Nesse período, cuidar do corpo e da saúde da visão é essencial como forma de prevenir ou até mesmo tratar logo no início problemas de visão.
Por isso, procure ir regularmente ao especialista e fazer os exames. Procure também manter um estilo de vida saudável, mantendo uma alimentação balanceada e praticando atividades físicas. Dessa forma, é possível ter uma melhor qualidade de vida e manter a saúde da sua visão sempre em dia.
Quer saber mais sobre estes e outros assuntos? Continue acompanhando os artigos que preparamos aqui em nosso blog e fique por dentro das novidades.