Blog

Óculos ou lente de contato: qual usar?

Qual a melhor opção para corrigir erros de refração? Seriam os óculos de grau ou as lentes de contato? E quais os prós e os contras de cada um?

19% dos brasileiros hoje sofrem com algum problema de visão, segundo relatado por dados do IBGE. E para solucionar isso as lentes são essenciais, sendo que a melhor opção depende de cada caso.

A seguir temos dicas importantes para te ajudar a saber qual a melhor opção para o seu caso.

 

O que é óculos de grau?

Entre os principais instrumentos para a correção de problemas na visão estão os óculos de grau. E eles podem contar com lentes monofocais (apenas um foco de visão), bifocais (tendo dois pontos focais) e também as multifocais (que fazem a correção do campo de visão de perto, médio e longe).

E é possível escolher entre diversos materiais para a fabricação das lentes, tais como vidro, acrílico, policarbonato, etc.

Já sobre a armação que comporta as lentes, há como escolher entre vários materiais, tamanhos e formatos. As lentes dos óculos ainda contam com tratamento antirreflexo, que ajuda a proporcionar maior conforto frente as luzes.

 

O que é lente de contato?

As lentes de contato não possuem armação, uma vez que o uso é diretamente nos olhos. E como estão assim, permitem que o paciente tenha mais liberdade.

Essas lentes são indicadas para a correção de problemas de ametropia, tais como: miopia, hipermetropia e astigmatismo.

As lentes de contato podem ser de materiais flexíveis (sendo mais maleáveis), como as gelatinosas, ou não.

Na hora de escolher as suas lentes, o paciente deve considerar aspectos como: o formato da córnea (sua curvatura), a existência de alergias, o problema de visão existente, entre outras coisas.

 

Óculos ou lente de contato: qual a melhor opção?

A escolha depende dos seus propósitos. Se você tem o hábito de praticar esportes ou está sempre em movimento ou, ainda, realize atividades onde os óculos poderiam ser danificados, seria viável optar pelas lentes de contato.

Mas além disso, essas lentes proporcionam algo mais natural, gerando maior conforto. Com elas você não corre o risco do acessório cair e se danificar, o que geraria mais custos.

Enquanto isso, os óculos de grau possuem maior durabilidade do que as lentes. Sem nos esquecermos, claro, que eles são acessórios fáceis de usar e que ainda podem fazer parte do estilo de uma pessoa, uma vez que há diversos modelos disponíveis.

 

Quem tem miopia, hipermetropia e astigmatismo pode usar lentes?

No geral, se pode sim usar lentes de contato com essa condição, mas isso dependerá do tipo e grau do problema. Também é preciso realizar exames e testes para ver se o paciente terá alguma reação.

Escolher entre óculos de grau e lentes de contato é algo que deve ser feito sob a orientação de um especialista. É importante então buscar a ajuda de um oftalmologista para receber uma orientação precisa.

 

Cuidados especiais com óculos e lentes

Para que seus óculos ou lentes de contato apresentam sempre as melhores condições de uso, é necessário ter alguns cuidados diários.

O primeiro cuidado é sobre a limpeza. Nas lentes de contatos se deve lavar sempre as mãos ante de pegá-las para evitar contaminação. Lembre-se ainda de tirar as lentes quando for dormir, colocando-as na case.

Quanto aos óculos, diariamente limpe-os com um pano de microfibra. E quando for lavar o acessório, use sabão neutro e água.

Outras das dicas de cuidados é quanto aos produtos usados em ambos os acessórios. Jamais utilize produtos corrosivos nas lentes ou óculos e nem use papel para a limpeza, assim como panos ásperos.

Related Posts

Leave a comment

Precisando de ajuda?