Blog

Coçar os olhos pode parecer um hábito comum e inofensivo, mas pode trazer diversos danos para a saúde dos seus olhos, até danificar de forma permanente a sua visão.

Por isso, saiba os riscos de coçar os olhos, porque essa parte do corpo é tão sensível e o que fazer quando os olhos coçarem.

Por que os olhos coçam?

A coceira pode ser causada por uma série de fatores, como: alergias, infecções, fatores externos, clima e até mesmo cansaço .

Confira os riscos de coçar os olhos:

Ceratocone

O ceratocone é uma condição que dificulta a visão e pode agravar condições como miopia e astigmatismo. Nesse sentido, coçar os olhos com frequência pode favorecer o surgimento dessa condição e colocar em risco a integridade de sua visão.

Descolamento de retina

Além disso, o descolamento de retina é outra condição que pode debilitar a sua visão, e é outra consequência a longo prazo de coçar os olhos com frequência.

Contágio de doenças

Além das condições causadas pelo atrito, coçar os olhos também pode ser uma forma de contaminação por diversos microorganismos. Estamos em um período em que o contágio da Covid-19 ainda é frequente, portanto, esse hábito pode facilitar a contaminação e colocar a sua saúde em risco.

Pode causar aumento do grau

Como mencionado, coçar com frequência a região pode causar diversas condições que proporcionam o desgaste da sua visão e o aumento do grau.

Aumento da pressão ocular

A pressão ocular deve ser mantida sempre sob controle, para garantir que a sua saúde esteja em dia. No entanto, coçar os olhos pode agravar essa condição em cerca de 20 vezes. Por isso a prática não é recomendada.

Irritação dos olhos

Quanto mais você coçar os olhos, mais vontade terá de repetir o comportamento no futuro. Além disso, tornar isso um hábito pode causar irritação pertinente a longo prazo.

O que fazer quando os olhos coçarem?

Pisque bastante

Piscar lubrifica as córneas, o que evita o ressecamento e pode aliviar a coceira, em especial para quem usa o computador com frequência.

Faça compressa de água fria

Colocar uma toalha com água fria nos olhos é uma ótima solução. Além de aliviar a coceira, isso evita que você toque em seus olhos.

Descanse as vistas

O cansaço é uma das principais causas da coceira. Passar muito tempo olhando para telas pode cansar os olhos e piorar esse quadro. Por isso, é essencial descansar os olhos.

Mantenha os cílios limpos

Você pode manter seus cílios limpos com uma gota de shampoo ou sabonete líquido neutro durante o banho, assim você pode manter seus cílios limpos e a saúde dos olhos.

Os olhos são sensíveis e merecem cuidado

Os olhos são uma parte sensível, dessa forma, você deve ter um cuidado especial. Existem seis camadas em nossa córnea e dez camadas na retina, nesse sentido, é fácil entender porque é preciso evitar levar as mão aos olhos.

Consulte um oftalmologista

Em caso de qualquer alteração de visão, coceira constante ou irritação nos olhos, é preciso consultar um médico especializado na saúde dos olhos: o oftalmologista. Somente esse profissional é capaz de examinar seus olhos e te orientar quanto ao tratamento.

 

 

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?