Blog

Principais cuidados que você precisa manter com a visão no outono

Com a chegada do outono, é comum surgir algumas doenças oculares e alergias, em função do clima mais seco. Por isso, manter os cuidados com visão nesta época do ano é de fundamental importância para manter a boa saúde dos olhos. 

Neste artigo, listamos os principais cuidados que você precisa manter com a visão no outono. Continue acompanhando nosso conteúdo e saiba mais a respeito deste assunto tão relevante. 

Os efeitos do outono na saúde dos olhos

Durante o outono, o clima começa a sofrer alterações importantes em preparação para o inverno. 

Apesar de haver exceções de uma ano para outro, de um modo geral  no período do outono, é muito comum haja uma redução nas chuvas e consequentemente na umidade do ar, fazendo com que o clima fique mais seco. 

Toda essas alterações no clima, tendem a afetar diretamente a visão de muitas pessoas. E com isso, algumas doenças podem acabar surgindo. 

Principais doenças que podem afetar os olhos durante o outono

A seguir, listamos algumas das doenças mais comuns no período do outono: 

Olhos secos: Ou síndrome dos olhos secos, como também é conhecida, é uma doença ocular muito comum no período do outono, e acontece quando os olhos produzem pouca quantidade de lágrimas, justamente por estarem expostos a um ambiente mais seco, em virtude do clima no outono. 

Alergias: As alergias oculares também costumam se apresentarem mais constantemente no período do outono, devido a exposição dos olhos ao clima mais seco. 

Conjuntivite: No outono, assim como em outras épocas do ano em que o clima tende a estar mais seco, outra doença bastante frequente é conjuntivite. 

A conjuntivite alérgica, é uma inflamação que acontece na mucosa dos olhos (conjuntiva) e acontece devido ao processo alérgico na região. Este tipo de conjuntivite não costuma ser contagiosa. 

Já conjuntivite viral, apesar de ser menos comum nesta época do ano, pode acontecer devido a uma inflamação ocasionada por um vírus. Essa sim é altamente contagiosa.  

Sintomas mais frequentes 

Os sintomas das doenças mais comuns no outono, como alergias, síndrome dos olhos secos e até da conjuntivite costumam ser bastante semelhantes. Entre eles estão: 

  • Vermelhidão moderada e até excessiva nos olhos
  • Ardência
  • Coceira
  • Sensação de “areia” nos olhos
  • Dificuldade de enxergar em ambientes claros (Fotofobia)
  • Secreção nos olhos (mais comum quando se está com conjuntivite)

Vale a pena ressaltar que os tipos de sintomas e a intensidade de cada uma deles podem variar de uma pessoa para outra. 

Quais os cuidados você precisa adotar

Existem alguns cuidados simples que você pode adotar em seu dia a dia, para evitar ou minimizar os impactos que as doenças oculares podem ocasionar, como por exemplo: 

  • Evite ficar muito tempo exposto a locais que tenham aparelho de ar condicionado; 
  • Procure consumir se alimentos que sejam ricos em A, E e também ricos em ômega 3;
  • Não esfregue os seus olhos;
  • Não divida objetos de uso pessoal como óculos, maquiagem, e até mesmo toalhas;
  • Procure se hidratar com frequência, tomando bastante aǵua no decorrer do dia.
  • Não se automedique

Caso os sintomas se intensifiquem, procure ajuda de um oftalmologista para que possa ser feito o devido diagnóstico, e para que você receba a receita da medicação adequada, quando necessário.           

A saúde da visão é fundamental 

Manter a boa saúde dos olhos é indispensável, afinal a visão é um dos nossos sentidos mais importantes, não é mesmo?

Nós aqui da Ótica da Gente, queremos que você mantenha a saúde da sua visão sempre em dia. Aproveite para acompanhar outras dicas, que preparamos para você se manter mais bem informado sobre o assunto aqui em nosso blog.  

Deixe um comentário