Blog


Como Limpar e proteger sua lente de contato

Você que usa lentes de contato, já teve aquela dúvida de como limpá-la? Se sim, este texto é para você, se não, leia mesmo assim, pois pode se surpreender.

Esse procedimento é essencial, pois evita infecções futuras. Cerca de 8,4 milhões de brasileiros utilizam lentes de contato para efeitos corretivos de refração e mais 500 mil pessoas utilizam lentes coloridas.

Por isso, hoje iremos te ensinar quais os cuidados essenciais com suas lentes de contato para promover mais saúde para a sua visão.

POR QUE É IMPORTANTE AS DICAS?

As lentes de contato proporcionam mais conforto e melhoram a estética, mas requer cuidados sérios.

A falta de higiene pode aumentar o risco de infecção podendo levar até à cegueira, por isso é importante se atentar as dicas e aprender exatamente como limpar suas lentes de contato.

Agora vamos às dicas?

1. Lave as mãos antes de remover as lentes de contato 

Antes de remover as lentes de contato dos seus olhos, higienize suas mãos. Para isso, você pode lavar as mãos com um sabão ou um sabonete neutro.

Depois de feito isso, seque suas mãos em toalhas que não apresentem pelos ou fiapos soltos, evitando o primeiro contato de sujeira e microrganismos em nossos olhos.

Mas vale lembrar que nunca opte por hidratantes ou produtos similares, eles podem causar irritação ao entrar em contato com seus olhos.

2. REMOVA A LENTE E LIMPE-A NA SOLUÇÃO RECOMENDADA

Agora que suas mãos estão limpas, você já pode remover as lentes de contato dos olhos.

Assim que removê-las, coloque-as na palma da mão e jogue algumas gotas de solução de limpeza para lentes.

Existem algumas soluções próprias para isso, que normalmente são vendidas junto com as lentes.

Após isso, esfregue a lente de contato com a ponta dos dedos em movimentos circulares e leves (muito cuidado nesta parte).

Ao fazer isso, estará removendo os acúmulos produzidos em seus olhos que prejudicam o conforto da lente.

Por isso, é de extrema importância que seja feito de maneira correta, de modo que você nunca limpe suas lentes de contato na água da torneira, com soro fisiológico, saliva ou soluções esterilizadoras.

Utilize soluções adequadas para limpar as lentes de contato

3.ENXÁGUE NOVAMENTE AS LENTES DE CONTATO

Esse procedimento vai fazer a remoção dos resíduos soltos. Então é muito importante que seja feito com a solução própria para limpeza das lentes.

Evite que tenha contato novamente com as lentes, no caso, dos dedos, porque o contato das unhas na lente pode trazer germes e sujeiras.

Depois de enxaguar é hora de guardá-las no devido local.

4. Lave seus estojos de lentes de contato

O que pouquíssimas pessoas sabem é que antes de colocar as lentes de contato limpas no local correto, também é preciso fazer a higienização desse recipiente.

Embora pareça nada demais, lavar o estojo onde as lentes ficam é essencial.

Desse modo, siga os seguintes passos:

  • Jogue a solução antiga fora e coloque uma nova solução para guardar as lentes de contato limpas.
  • Busque limpar suas lentes no mínimo, pela manhã e à noite.

Apesar de não serem regras fixas, é bom segui-las. Leia também as instruções de embalagem da solução, pois o tempo necessário para desinfecção muitas vezes vem informado por lá.

5. OUTRAS ALGUMAS DICAS PODEM AJUDAR A MANTER AS LENTES AINDA MAIS LIMPAS:

Se suas lentes de contato apresentarem algum tipo de dano, por exemplo, rasgo ou abalamento, descarte-as, pois elas podem ficar mal posicionadas nos olhos e provocar sérios desconfortos.

Essas situações permitem que bactérias se acumulem nos locais danificados.

Além disso, você pode fazer também:

  • Mantenha sempre o estojo fechado. Isso evita que bactérias se estabelecem na região;
  • Se você coçar o olho e a lente sair, você deve guardá-la (caso não tenha a solução para limpeza) e jamais coloque-a de volta!
  • Preste muita atenção ao prazo de validade, tanto das lentes quanto das soluções para limpeza.

QUEM FAZ O USO MODERADO DAS LENTES DE CONTATO

Apesar das lentes de contato ser sempre uma opção de muitos não é aconselhável que ela não seja a utilizada todos os dias.

Isso porque elas dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, deixando o olho seco e irritado. Por isso, é aconselhável intercalar, o uso entre as lentes e os óculos.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje e que com certeza essas dicas você consiga ter mais conforto ao utilizar as lentes de contato.

Mas não se esqueça de fazer a limpeza corretamente! Relembrando: limpe suas lentes de contato ao menos duas vezes por dia.

Em caso de dúvidas, deixe nos comentários, em breve te respondemos!

Deixe um comentário