Blog

Você levou seu filho ao oftalmologista, para fazer aquele check up importante que toda criança precisa fazer. Mas agora você descobriu que ele precisa usar óculos. E agora, como saber qual o melhor tipo de óculos? 

Quando chega a hora da criança usar óculos, assim como você, muitos pais também têm essa mesma dúvida. Afinal, usar óculos pela primeira vez pode ser um desafio e tanto para os pequenos.  

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar sobre os principais tipos de óculos infantis, e como escolher o modelo certo de acordo com a faixa etária. Confira! 

Principais características do rosto infantil 

As crianças, por natureza, tendem a ser mais ativas. Adoram brincar, correr, pular. Nesse sentido, é comum ter receio de que o óculos da criança quebre enquanto ela está fazendo alguma atividade, não é mesmo?

De acordo com especialistas, durante a infância o osso nasal da criança ainda não está completamente desenvolvido. 

Isso faz com que seja muito comum ver crianças com os óculos caindo, que ficam o tempo inteiro arrumando. Ou pior, crianças com óculos tão soltos que acabam olhando por cima da armação ou não percebem e deixam os óculos caírem e quebrarem.   

Encontrar a armação certa, pode fazer toda a diferença para que o óculos tenha uma maior durabilidade. E além disso, fazer com que a criança possa ter a correção visual adequada.

Quais os materiais de armação mais indicados?

Com os avanços da tecnologia, nos últimos anos as empresas que produzem armações para o universo infantil, têm se especializado cada vez mais, para garantir conforto e segurança nas armações infantis.

Dessa forma, embora existam armações de diferentes tipos de materiais, alguns dos materiais mais recomendados em armações infantis são: 

O silicone, geralmente, é recomendado para crianças menores de 10 anos, que ainda são muito ativas e bebês em função da sua flexibilidade e durabilidade.

O Grilamid, também conhecido como TR90, é um tipo de armadura indicado para crianças maiores. Este tipo de material também tem uma grande durabilidade e costuma ser bastante confortável.    

Como escolher o óculos certo para os pequenos?

Na hora de escolher os óculos para o seu filho, é importante seguir algumas dicas e sugestões que irão te ajudar a acertar na escolha: 

Dica 1: O fato da criança ainda não ter o osso nasal completamente formado, como mencionamos no tópico anterior aqui do artigo, o ideal na hora de escolher o óculos é buscar uma armação que se adeque perfeitamente ao rosto do seu pequeno. 

Dica 2: Caso seja difícil encontrar um modelo exato, outra alternativa é usar armações que tenham paletas nasais. Que ajudam a manter o óculos mais “preso” no rosto, e tendem a dar uma maior sensação de segurança aos óculos. 

Dica 3: Dê sempre preferência a armações mais leves, isso porque, quando os óculos ficam muito pesados ou até mesmo apertados, é comum que a criança se sinta incomodada e com isso não queira mais usar os óculos.       

Dica 4: Opte por lentes mais resistentes, que tenham menor probabilidade de quebrar, como o Trivex e o Policarbonato.

Dica 5: Embora todas essas características sejam muito importantes para que o óculos do seu filho seja bastante seguro e confortável, lembre-se que a criança precisa se sentir bem ao usá-lo. Por isso, vale a pena deixar o pequeno experimentar vários modelos até encontrar aquele que seja o melhor.     

Os melhores modelos você encontra aqui!

Aqui nas Ótica da Gente, nós trabalhamos com as melhores marcas de armações e lentes do mercado. Tudo para que seu filho possa ter ainda mais conforto e possa se sentir seguro para curtir a infância. 

Venha até uma de nossas lojas e conferir de perto nossos produtos e condições. Estamos te esperando! 

Related Posts

Leave a comment

Open chat
Precisando de ajuda?