Como o Diabetes podem afetar a visão
A visão é um sentido muito delicado, tanto que em casos de doenças, um dos primeiros sintomas são problemas de visão.
O que muitos não sabem é como essas doenças podem afetar nossos olhos. Pensando nisso, elaboramos este artigo para debater isso, em cima dos Diabetes.
Fique atento aos sintomas e como evitar a perda da visão quando se tem Diabetes. Uma ótima leitura e vem comigo!
O que é diabetes?
Diabetes, é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
Já a insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar)e transformá-la em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos rins, nos nervos e nos olhos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
Tipos de Diabetes
A doença é como um conjunto com características em comum: o aumento da concentração de glicose no sangue, que pode provocar diferentes situações:
Diabetes tipo 1: É quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.
Diabetes tipo 2: As células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
Diabetes gestacional: Ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocada pelo aumento excessivo do peso da mãe;
Além dessas, o Diabetes podem ser associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos etc.
O diabetes e a visão
Quando afeta os olhos, acontece a Retinopatia Diabética, que é o nome que se dá ao comprometimento do fundo de olho causado pelo diabetes.
Sendo uma complicação grave da doença, em que se não for diagnosticada e nem tratada a tempo, pode provocar severa perda da visão.
Uma vez que a doença atinge os dois olhos, existe o risco de evoluir para cegueira bilateral.
Quando a retinopatia diabética acontece, o aparecimento de alterações da retina que incluem malformações vasculares como os microaneurismas, exsudatos, edema e hemorragias.
Em casos mais avançados, as hemorragias podem comprometer a retina e se estender para dentro da cavidade posterior do olho- o vítreo.
Com o progresso da doença, a retina pode sofrer danos permanentes e irreversíveis, com consequente diminuem a visão.
Como identificar e tratar?
Quando se trata da prevenção dos problemas oculares, deve ser feito um controle rigoroso do diabetes.
Para isso, é necessário ter um acompanhamento médico permanente, com controle adequado e acompanhamento oftalmológico periódico.
Após 5 anos de doença, toda pessoa portadora de Diabetes deve se submeter a um exame oftalmológico preventivo, mesmo que não manifeste ou perceba qualquer alteração da visão.
Destaco também que outros fatores, como hipertensão arterial e gravidez tornam a doença mais grave. Nestes casos, o exame deve ser realizado o mais cedo possível.
Agora que já sabe dessas informações, procure o seu médico caso perceba alguma mudança na sua visão.
Ter uma vida mais saudável, contribui para isso, e já falamos aqui no blog a respeito de alimentos que contribuem para termos uma boa visão.
E, lembre-se sempre: com o diabetes controlado, a sua vida estará muito mais segura e saudável.