Blog

3299293

Óculos com proteção para luz azul ajudar no sono

Você sabe os smartphones, televisões, computadores entre outros, tem em comum? Além de serem aparelhos eletrônicos, eles também possuem luz azul.

Sendo uma fonte artificial de luz azul, a exposição a ela está se tornando cada vez maior e por isso, iremos abordar nesse texto alguns cuidados que são precisos tomar com ela.

Além dos cuidados, em certos casos, ter óculos com lentes específicas para a luz azul também é uma ótima opção, na qual de ajuda e trás grandes benefícios que explicarei aqui.

O que é a luz azul?

Apesar de muitos já terem ouvido, há aqueles que ainda confundem o que é a luz azul. Por isso, estarei fazendo uma breve explicação para prosseguirmos com o texto.

Como já falado acima, trata-se de uma fonte artificial, em que grande parte da exposição não natural é feita em decorrência do uso e consumo de lâmpadas de LED.

De modo quando ela é emitida por esses aparelhos ou pelas lâmpadas, a retina, ao absorvê-la, estimula o cérebro a ficar alerta, suprimindo a produção da melatonina, o hormônio que induz ao descanso.

A partir disso, o excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta podem causar lesões no olho humano.

Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

Por isso, o recomendado é que se use óculos que tenha proteção contra essa luz, conhecidos por muitos, como “óculos de descanso”.

Por que usar óculos com essa proteção?

Ainda não existe um consenso científico para medir o real impacto dessa frequência luminosa em nosso corpo, mas alguns especialistas garantem que ela afeta o ciclo circadiano.

Que para quem não conhece, é o período de 24 horas influenciado pelas variações de luz entre o dia e a noite que regula, entre outros sistemas, a digestão e o estado de vigília e o sono.

Para tentar reduzir as possíveis perturbações físicas, principalmente nos olhos e no sono lentes oftalmológicas vem sendo desenvolvidas, que integram os seguintes benefícios:

-Proteção contra raios ultravioleta;

– Bloqueadores de luz azul; e

– Diminui a fadiga ocular.

Apesar desses benefícios, os óculos se tornam um acessório essencial, principalmente quando se usa smartphones, televisores e afins durante a noite, para não interferir no sono.

Como melhorar o sono com óculos que bloqueiam a luz azul?

Já falamos de como a luz azul reprime a melatonina, hormônio responsável por regular o sono.

Esse hormônio tem sua produção intensificada pelo cérebro no final do dia, quando a luz solar começa a diminuir e o corpo começa a se preparar para dormir.

Como a luz azul inibe a produção dessa substância natural, afetando diretamente o seu relógio biológico e dificultando o sono.

Por isso, usar óculos com filtro de luz azul é importante porque evita a fadiga ocular e melhora o funcionamento do sistema circadiano.

Além de que com esse tipo de proteção, você te ajuda na qualidade do seu sono, bem como te ajuda a dormir melhor.

Mas outra dica é evitar mexer no celular até 1 hora antes de ir dormir, assim seu circo circadiano não fica desregulado e ainda te permite ter mais prazer ao descansar.

Caso queira conferir nossos produtos, conheça nossas grifes e escolha o que me melhor lhe atende.

Até o próximo artigo e não se esqueça de dar um tempo da luz azul.

 

Leave a comment