Blog

Formas de manter uma boa saúde ocular na terceira idade

Com a chegada da terceira idade, alterações decorrentes do processo de envelhecimento se fazem ainda mais presentes. E é nesta fase, que se torna ainda mais importante redobrar os cuidados com saúde, principalmente no que diz respeito a saúde ocular.  

Neste artigo, vamos falar sobre como manter os cuidados com a visão na terceira idade. Acompanhe!

Vá regularmente ao oftalmologista 

Com o avanço da idade, é comum que a saúde dos olhos passe por algumas limitações. E isso acontece em função de alterações morfológicas ou musculares, que tendem a acontecer nos olhos conforme o passar do anos.

Entre os problemas mais comuns que os idosos acabam enfrentando problemas na visão como a Degeneração Macular relacionada à Idade (DMRI), Presbiopia, Catarata, Glaucoma, olhos secos e outros.  

Além disso, outro fatores também podem acabar contribuindo para o desenvolvimento de problemas na visão na terceira idade. Como diabetes e hipertensão arterial.

E quando não tratados de forma adequada, muitos dos problemas na visão podem acabar se agravando com o passar do tempo. 

Por isso, é fundamental procurar um oftalmologista de forma regular, com objetivo de monitorar e tratar de maneira adequada os possíveis problemas de visão que venham a aparecer.         

Utilize de forma adequada a sua medicação

Outro ponto importante para quem está na terceira, é fazer o uso correto das medicações, caso tenha sido indicado pelo médico ou pelo especialista. 

Muitos idosos, acabam esquecendo ou deixando de tomar ou de aplicar suas medicações de forma adequada e, com isso, acabam tendo seus problemas de visão agravados ao longo do tempo. 

Se você está na terceira idade, e também enfrenta esse desafio, é importante marcar os horários no celular e colocar para despertar na hora de aplicar ou tomar a medicação. Ou ainda, contar com o apoio de alguém que possa ajudar você a lembrar dos remédios. 

Mantenha hábitos saudáveis

Manter uma boa alimentação e atividades físicas regulares, podem minimizar os impactos que doenças como a hipertensão e diabetes, que como você bem sabe são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças da visão. 

Além disso, procure sempre utilizar óculos de sol em ambientes onde haja uma maior luminosidade, para reduzir os efeitos dos raios UV em seus olhos. 

Lembre-se que ter uma boa qualidade de vida, é fundamental em todos os aspectos e pode contribuir diretamente para que você possa ter uma vida melhor e mais prolongada. 

Não esqueça de usar os óculos adequados 

A visão é um dos nossos sentidos mais preciosos, e cuidar bem da saúde dos olhos com o passar dos anos, é de fundamental importância. 

Se já faz algum tempo que você não passa em um oftalmologista, ou caso você tenha notado uma maior dificuldade na visão, não hesite em buscar um especialista.

Para que  assim você possa fazer os exames necessários, verificar se houve mudanças, como o aumento no grau de seu óculos, por exemplo, e assim poder utilizar os óculos adequados a sua saúde visual atual.

Venha conhecer uma de nossas unidades

Em nossas unidades das Óticas gente, você pode contar com o apoio de profissionais altamente qualificados que estão aptos a ajudar você  a encontrar os melhores óculos de sol e óculos de grau. 

Após passar em um especialista, traga a sua receita em uma de nossas unidades, e por aqui nossos profissionais irão apresentar as melhores opções de óculos que combinam bem com o sua personalidade. Para que assim você possa cuidar bem da sua visão sem perder o estilo. 

Para encontrar uma das unidades mais próximas, acesse a opção a nossas lojas aqui em nosso site.  

Não deixe de acompanhar outras dicas relevantes, para a saúde dos seus olhos aqui em nosso blog!

Deixe um comentário