Blog

Criança também precisa de óculos de sol?

Como pais, além de manter os cuidados com a saúde física dos filhos, é fundamental ficar atento também a saúde da visão, dos pequenos. 

Afinal, é nesta fase de desenvolvimento que podem se surgir algumas doenças na visão, que sem os devidos cuidados, podem se prolongar ao longo da vida. 

Grande parte dos pais já compreendem a importância de levar a criança  ao oftalmologista e assim verificar a necessidade de usar óculos de grau. No entanto, muitos pais acabam se questionando: “Será que criança também precisa usar óculos de sol?” 

No artigo desta semana, vamos esclarecer a dúvida dos pais a respeito da necessidade das crianças utilizarem ou não óculos de sol. 

Criança precisa ou não precisa de óculos de sol? 

Manter os cuidados coma saúde da visão, é fundamental desde a infância. Isso porque a exposição aos raios solares, também conhecidos como raios UV, podem ocasionar danos à visão dos pequenos, assim como também acontece com os adultos. 

Quando os olhos da criança ficam expostos a radiação solar, a longo prazo é possível desenvolver problemas como alterações na retina, que podem se agravar e ocasionar uma degeneração muscular. 

E em casos ainda mais extremos, que a criança fica exposta de forma excessiva, é possível desenvolver uma inflamação na região da córnea. 

Apesar dos sintomas da inflamação serem passageiros, eles costumam ser bastante desagradáveis, como uma coceira incessante nos olhos, vermelhidão, os olhos passam a lacrimejar de forma constante, entre outros.    

Quais os benefícios desses modelos para os pequenos? 

Entre os principais benefícios dos modelos de óculos infantil estão a proteção contra os raios UV, tão danosos a visão como já comentamos no tópico anterior aqui do artigo. 

Além disso, quando a criança aprende a utilizar os óculos desde a infância, terá mais facilidade em utilizá-lo ao longo da vida. 

Vale lembrar também que os modelos de óculos infantis, são desenvolvidos de forma específica para oferecer conforto, segurança, praticidade, e estilo aos pequenos.    

Existe uma idade ideal para começar a usar?

Embora os óculos de sol, sejam de grande importância para proteger a saúde da visão das crianças, ainda não há um consenso geral entre os especialistas, quanto a idade certa para começar a usá-los. 

Isso porque, muitas especialistas defendem que logo na primeira infância, até os 2 anos ou 3 anos de idade mais ou menos, a visão da criança ainda não está completamente desenvolvida. 

Dessa maneira, acredita-se que a utilização dos óculos de sol nos pequenos dessa faixa etária, pode acabar atrapalhando no desenvolvimento, fazendo com que as crianças tenham dificuldade em diferenciar tons e cores. 

Por outro lado, há especialistas que recomendam a utilização dos óculos de sol em bebês a partir dos 6 meses. 

Como saber qual idade é mais recomendada?  

Pode ser que você esteja se questionando agora: “Então como saber qual a idade certa para utilizar os óculos de sol em seu filho (a)? 

O mais indicado, é conversar com um médico especialista, que no caso é um oftalmologista. Dessa forma, você também aproveita para fazer a consulta de rotina. 

Como escolher os óculos de sol

Não compre o óculos em locais inadequados como camelódromos,feiras e outros lojas, você pode estar arriscando a saúde visual do seu pequeno. Pois os óculos vendidos nesses comércios, não costumam ter a proteção necessário contra os raios UV.       

Para escolher o óculos de sol para seu filho (a), é imprescindível procurar uma ótica que venda produtos de qualidade e procedência. Como aqui, na Ótica da Gente, onde você encontra os melhores modelos, para manter o seu pequeno sem bem protegido. 

Para conhecer nossas grifes e condições exclusivas, venha até uma de nossas unidades. Estamos esperando vocês!  

Deixe um comentário