Como cuidar bem da visão durante a gravidez?
Durante o período de gravidez, o corpo feminino passa por uma série de alterações hormonais e físicas. E com todas essas transformações acontecendo no corpo para gerar o bebê, muitas futuras mamães acabam sentindo também alterações e desconfortos também na visão.
No artigo de hoje, nós vamos falar sobre as possíveis alterações na visão durante a gravidez e a importância de cuidar da saúde ocular durante esse período.
Mudanças mais frequentes na visão durante gravidez
Durante a gestação existem alguns desafios que costumam ocorrer com mais frequência, relacionados às mudanças na visão das gestantes. Entre as principais mudanças, estão:
Conjuntivite:
Apesar de não ser uma regra, muitas mamães costumam apresentar durante a gestação sintomas de infecções oculares como a conjuntivite.
Embora não se trate de algo grave a princípio, é necessário manter os cuidados diários que consiste em fazer compressas de água fria na pálpebra, para poder minimizar o desconforto com a ardência nos olhos, secreção e coceira, por exemplo.
Caso o problema se agrave ou permaneça por um longo período, nesse caso, é importante buscar um oftalmologista.
Ressecamento dos olhos:
Existem gestantes que também costumam sentir um certo desconforto na visão relativo ao ressecamento dos olhos. Apesar de não haver uma causa específica, a situação costuma gerar bastante incômodo no dia a dia. Em situações como essa a melhor alternativa, é procurar um especialista para que seja indicado um colírio adequado durante a gestação, e ajudar na lubrificação dos olhos.
Miopia:
Outro problema relatado por muitas gestantes, é o aumento ou surgimento da miopia. Isso pode acontecer, devido à maior retenção de líquido na estrutura dos olhos.
Em geral, às mudanças relacionadas a miopia nas gestantes costumam ser leves em torno de 0,5 a 1 grau, e passam logo após o nascimento. E por isso, muitas vezes, acabam até mesmo passando despercebidas.
Mas há um grupo de mulheres, que apresentam mudanças mais significativas na visão, e que acabam tendo maior dificuldade em realizar atividades simples em sua rotina na hora de ler, de dirigir, de assistir TV.
Nesses casos, o recomendado é procurar um especialista, e fazer os exames necessários para verificar a necessidade de usar óculos.
É recomendado também que gestantes que já possuem miopia severa procurem um oftalmologista com mais regularidade durante a gravidez, para acompanhar se houve alterações na saúde ocular.
Problemas ocasionados por doença gestacional
Um dos sintomas que podem acender um sinal de alerta nas gestantes, é a visão embaçada. Apesar de parecer um sintoma simples, quando associado a outros sintomas como aumento na pressão arterial, dor de cabeça, inchaço excessivo, entre outros, pode ser indício de pré-eclâmpsia.
A pré-eclâmpsia é uma doença gestacional, que costuma aparecer após às 20 semanas de gestação e pode acarretar em complicações graves tanto para gestante como para o bebê.
Por isso, em caso de visão embaçada de forma constante, é fundamental relatar os sintomas ao médico durante o pré-natal.
Caso o profissional constate que os sintomas não estejam relacionados a pré-eclâmpsia, caso seja necessário ele poderá encaminhar para o oftalmologista para acompanhar as mudanças na visão.
Cuidar da saúde ocular fundamental também na gravidez
Para muitas mamães, o período da gestação costuma ser uma “montanha-russa” de transformações no corpo. Além de cuidar do bebê é fundamental ficar atenta também a sua sua saúde ocular.
Não existe em buscar um profissional e evite se automedicar, caso você apresente alguns dos sintomas que abordamos ao longo do artigo, para que você possa manter os devidos cuidados com a saúde.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando mais informações sobre a saúde ocular nos artigos aqui em nosso blog.