Blog

Começar a identificar problemas na visão com o avanço da idade é muito comum. Já que na medida que o corpo envelhece as vistas o acompanham, correto? Mas ter cuidados especiais com os olhos é fundamental para uma boa qualidade de vida.

No conteúdo hoje, vamos mostrar como a terceira idade pede mais atenção à saúde, especialmente a ocular. Além disso, vamos listar algumas dicas para cuidar bem da saúde dos olhos.

Boa leitura!

Tenha hábitos saudáveis

Bom, em primeiro lugar, é importante saber o quanto as atividades físicas e uma alimentação adequada influenciam na saúde dos olhos. Manter este controle é fundamental.

Agora, vamos lá. O que você tem feito para manter saudável as suas vistas? Vivemos em uma era digital, portanto você sabia o quanto o uso de aparelhos eletrônicos interferem na sua visão? Vamos te explicar: 

O uso frequente de dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e computadores causa exposição excessiva de radiação ultravioleta prejudicando as vistas. 

Além disso, vale destacar que o tabagismo e a poluição afetam também a visão na terceira idade. 

Já diz o ditado: “melhor prevenir que remediar”. Manter os cuidados com sua visão é muito importante para evitar problemas maiores no futuro.

Proteja-se da exposição solar

Quando se trata de raios ultravioletas, não podemos esquecer da luz solar. Sempre que precisar se expor ao sol, lembre-se de colocar óculos escuros, preferencialmente,de qualidade com proteção contra os raios UV no exterior, faça intervalos na sombra. Use também chapéu com aba larga e evite olhar diretamente para o sol. 

É preciso salientar que a radiação UV pode provocar sérios problemas de visão. A exposição aos raios pode romper a superfície do olho, o cristalino e a retina, causando pterígio, catarata ou degeneração macular.

Problemas de saúde ocular mais comuns:

Quem nunca se queixou após uma certa idade de algum desconforto na região dos olhos? É natural que com o passar dos anos surjam algumas irregularidades nas vistas. 

Vamos relatar aqui alguns problemas de saúde ocular mais recorrentes: 

  • Catarata- esta é uma doença que causa cegueira e que afeta grande parte da população. É uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Uma doença que pode ser resolvida à base de cirurgia.
  • Glaucoma- este é um problema sério que também pode levar à cegueira e acomete cerca de 3% da população acima dos anos. O glaucoma ocorre quando o nervo que liga o olho ao cérebro é rompido, e muitas vezes está relacionado ao aumento da pressão do humor aquoso, que é o líquido que nutre a córnea e o cristalino.
  • Retinopatia diabética- é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro.
  • Presbiopia ( vista cansada)- este é um problema que faz parte do envelhecimento de todos. Acima dos anos afeta grande parte da população. Quanto menos flexível fica o cristalino, maior é a dificuldade para mudar de forma e focar as imagens corretamente. 

Fazer acompanhamento regularmente ao oftalmologista contribui para diagnóstico precoce de algum desses problemas com sua visão, pois esse acompanhamento tem como objetivo detectar qualquer irregularidade na região dos olhos. 

Óculos de grau e solar

Para conferir nossos produtos clique aqui ou vá até as lojas mais próximas de você e adquira seus óculos com excelente qualidade.

Related Posts

Leave a comment

Precisando de ajuda?